Segurança patrimonial: como evitar incidentes e fazer a gestão adequada

Para atuar de forma preventiva na minimização de incidentes, a segurança patrimonial é essencial.

O sonho dos gestores e líderes de negócios é acabar com os incidentes de segurança patrimonial, o que envolve roubos e furtos, invasões, vandalismos, fraudes, espionagem, greves, incêndios, entre outros a depender do segmento de atuação. 

Por exemplo, em uma indústria, é possível acontecer delitos dos próprios funcionários, roubando produtos fabricados. Já, na segurança hospitalar de uma instituição de saúde, o setor de medicamentos é muito visado para o furto de remédios que são controlados.

Então, em meio a tantos riscos de incidentes nas empresas, a missão de eliminar as ocorrências completamente parece um tanto inglória e improvável de ser atingida. Logo, é preciso trabalhar com o objetivo de minimizar os casos.

A pergunta que fica é como a segurança patrimonial pode atuar de forma preventiva para evitar esses episódios. Vale lembrar que esta é uma atividade essencial para as organizações, englobando uma série de etapas para a proteção completa, como:

  • Planejamento e análise de riscos;
  • Operação diária de segurança;
  • Monitoramento das estratégias de proteção;
  • Pronta resposta a ocorrências;
  • Gerenciamento de incidentes.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais ações para reduzir as ocorrências e como fazer o gerenciamento de incidentes.

Leia também: 6 principais desafios da segurança corporativa

Principais estratégias de segurança patrimonial contra incidentes

Para evitar perdas e danos decorrentes de ocorrências, diminuir custos nos processos de proteção corporativa e fortalecer a imagem da empresa no mercado por garantir a segurança do negócio e dos colaboradores, é preciso conhecer boas práticas a fim de evitar os riscos de incidentes. Vamos lá!

1. Mapeamento de riscos

Em primeiro lugar, é preciso entender as ameaças a que as empresas estão expostas e as vulnerabilidades de proteção. A partir desse conhecimento, é possível tomar as medidas adequadas para minimizar os incidentes.

2. Estratégia e inteligência

Para prevenir os riscos e evitar que eles se consolidem em incidentes reais, os gestores de segurança patrimonial devem estipular o planejamento estratégico para proteger toda a organização com inteligência, serviços eficientes e otimização de recursos.

3. Comunicação eficiente e recursos de segurança

Outra ação importante na mitigação de ocorrências é disponibilizar todas ferramentas necessárias para a atuação da equipe de segurança. Isso envolve tanto os dispositivos de comunicação para facilitar a interação entre o controle operacional e a ronda, por exemplo. 

Também se deve fornecer os recursos e aparatos tecnológicos para garantir maior inteligência nas operações de segurança.

Saiba mais: Conheça os principais recursos da segurança patrimonial para a sua empresa

4. Vigilância patrimonial

Para fortalecer a segurança patrimonial, a vigilância é um requisito essencial, com rondas periódicas, controle de acesso de pessoas e veículos, além de gerenciamento 24 horas.

5. Fiscalização da empresa

Aqui o objetivo é ter ferramentas para facilitar a fiscalização de todos os pontos da empresa, analisando se todos os protocolos são cumpridos e se não há nenhum risco à vista. Para isso, podem ser usados veículos de segurança, aparelhos de videomonitoramento, sensores de presença, alarmes, botões de pânico, entre outros.

6. Supervisão de segurança patrimonial

Por fim, como medida fundamental para reduzir os incidentes, é importante realizar uma supervisão completa das estratégias adotadas, com visitas frequentes aos postos de segurança para verificar o andamento dos processos, o desempenho da equipe, medir os resultados e fazer a gestão das atividades.

Como fazer o gerenciamento de incidentes

Mas, além das ações preventivas, a segurança patrimonial deve se preocupar com o caso das ocorrências acontecerem efetivamente. Ou seja, é preciso estar pronto para fazer o gerenciamento de incidentes a fim de evitar os impactos e promover a continuidade de negócios

Neste sentido, os gestores de segurança devem criar um plano de gerenciamento adequado, com os possíveis incidentes e suas soluções, com o foco em garantir o restabelecimento de todas as operações à normalidade. 

Dessa forma, é possível diminuir o tempo de reação da equipe de segurança e aumentar a efetividade na resolução dos problemas. Então, para montar um plano de gestão de incidentes, deve-se:

  • Esclarecer quando os colaboradores devem acioná-lo;
  • Definir responsáveis por lidar com cada tipo de incidente;
  • Estabelecer as medidas que devem ser tomadas quando um problema for detectado, desde um incêndio até uma invasão;
  • Descrever as ações de resposta de maneira detalhada para torná-las mais ágeis;
  • Disponibilizar o plano em um local de simples acesso, de modo presencial e online, para facilitar o acesso de todos os envolvidos; 
  • Monitorar o funcionamento do plano de gerenciamento de incidentes a fim de otimizá-lo, com melhorias contínuas nos processos.

Conte com a Resolv

Para evitar incidentes no seu negócio e melhorar sua segurança patrimonial, a Resolv é o parceiro ideal.

Atuamos com soluções de segurança corporativa, com projetos personalizados e inteligentes, que englobam o planejamento completo da estratégia, a análise de riscos e ferramentas tecnológicas integradas.

Assim, podemos garantir a proteção dos pontos mais vulneráveis, fiscalizar e monitorar os locais com uma vigilância preventiva e efetiva. Confira outros recursos que adotamos:

  • Central de Controle Operacional
  • Manuais de procedimentos P.R.E.
  • Central de alarme integrado com imagens
  • Controle de cobertura de postos por biometria
  • Rondas virtuais por imagens
  • Checagem on-line das rondas

Quer minimizar as ocorrências na sua empresa com o nosso serviço de segurança? Entre em contato conosco agora mesmo

 

Gerenciamento de riscos: tudo o que você precisa saber
O gerenciamento de riscos evita que a empresa seja prejudicada por possíveis problemas. Saiba mais!
Saiba mais
7 dicas para promover a segurança do trabalho
Investir na segurança do trabalho é uma estratégia fundamental para as empresas evitarem acidentes.
Saiba mais
Por que terceirizar a segurança patrimonial é essencial nos centros logísticos?
A segurança patrimonial é uma estratégia essencial para os centros logísticos reduzirem os custos.
Saiba mais