7 dicas para promover a segurança do trabalho

Investir na segurança do trabalho é uma estratégia fundamental para as empresas evitarem acidentes.

Garantir a integridade física de todos os funcionários é primordial para as empresas. Por isso, práticas que incentivem a segurança do trabalho são indispensáveis, uma vez que, dessa maneira, pode-se evitar incidentes.

Essa preocupação precisa ser levada a sério pelos gestores, que devem buscar estratégias que viabilizem a proteção da equipe nas mais diferentes atividades.

Veja também: Inclusão no ambiente de trabalho: 6 características essenciais

Em um país como o Brasil, que tem 700 mil casos de acidentes ocupacionais no país por ano, segundo estudo da Previdência Social, um planejamento completo focado nessa questão é fundamental e deve ser seguido à risca. 

Para isso, apresentamos uma série de dicas que ajudam a promover a segurança do trabalho. Conheça:

Segurança do trabalho: confira 7 dicas essenciais

Comunique as regras de segurança para a equipe

A primeira etapa para aumentar a consciência de toda a empresa sobre a importância da segurança do trabalho é comunicar todos os riscos para os funcionários.

Isso porque, em muitas situações, a equipe desconhece, por exemplo, que manipular elementos químicos sem o uso da luva pode prejudicar a pele.

Nesse sentido, é recomendável que reuniões sejam realizadas para explicar esses perigos, promovendo um aprendizado extremamente relevante e que evita a imprudência. 

Higienize o local de trabalho

Manter os ambientes organizados e higienizados é crucial para prevenir acidentes. 

Dessa maneira, evita-se a ocorrência de situações, como quedas originadas por escorregões em poças de água ou tropeços em caixas. 

Para isso, todos os funcionários devem se responsabilizar por eliminar qualquer tipo de sujeira ou de desorganização que apareça.  

Promova o uso dos EPIs

Os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscaras e capacetes, devem ser utilizados de maneira constante por todos os funcionários que exerçam atividades que exijam esses acessórios.

Muitos desses EPIs, inclusive, estão registrados na legislação como obrigatórios justamente pela capacidade de evitar que acidentes aconteçam.

Leia mais: Conheça 6 equipamentos de segurança em serviços de limpeza

Garanta o registro dos incidentes

Uma das melhores maneiras de evitar que os incidentes aconteçam de modo recorrente é manter a comunicação e o registro dos casos.

Dessa maneira, pode-se alertar ao time sobre esse fato e reforçar a atenção na prevenção dos acidentes, diminuindo os riscos.

Promova o melhor uso dos equipamentos

Os aparelhos utilizados pelas equipes devem ser inspecionados constantemente de maneira preventiva e preditiva.

Deste modo, pode-se evitar que os maquinários apresentem falhas inesperadas que possam arranhar, cortar ou lesionar de alguma maneira os profissionais.

É fundamental também que apenas as pessoas autorizadas e capacitadas possam controlar os mecanismos mais pesados, garantindo maior segurança do trabalho.

Promova hábitos saudáveis

Promover um maior cuidado em relação aos funcionários é essencial. 

Para isso, as medidas como o fornecimento de uma alimentação balanceada são importantes, pois, dessa maneira, são oferecidos todos os nutrientes necessários para gerar a energia pedida para a realização das tarefas.

Além disso, outra boa estratégia é incentivar que todos mantenham a postura corporal adequada, visto que, assim, pode-se garantir que lesões na coluna, por exemplo, sejam evitadas.

Vale citar também o incentivo a pausas regulares, pois elas impedem que a desconcentração originada pelo cansaço gere acidentes.

Veja também: Como desenvolver alimentação saudável no ambiente de trabalho

Conte com o apoio de uma CIPA qualificada

Ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um passo necessário para promover a segurança do trabalho. 

Esse grupo, formado por funcionários da empresa, tem o papel de apoiar os funcionários que se lesionaram e os acompanhar durante o tempo afastado das atividades.

A comissão também pode realizar campanhas de conscientização para ensinar as melhores práticas no serviço, minimizando os riscos.

Conheça a Resolv

Para garantir a segurança do trabalho na sua empresa, com a higienização adequada e um serviço de alimentação corporativa, conte com o apoio de uma empresa especializada, como a Resolv.

Há 25 anos no mercado, a Resolv sabe como oferecer serviços de qualidade, atendendo às particularidades de cada negócio. 

Temos mais de 6 mil funcionários em mais de 200 cidades e contamos com uma estrutura completa para garantir o constante treinamento de nossas equipes. 


Quer saber mais sobre a Resolv? Entre em contato agora mesmo!

Gerenciamento de riscos: tudo o que você precisa saber
O gerenciamento de riscos evita que a empresa seja prejudicada por possíveis problemas. Saiba mais!
Saiba mais
Por que terceirizar a segurança patrimonial é essencial nos centros logísticos?
A segurança patrimonial é uma estratégia essencial para os centros logísticos reduzirem os custos.
Saiba mais
Segurança corporativa: como montar um plano de contingência
O plano de contingência é uma estratégia importante de segurança corporativa. Veja mais!
Saiba mais