Conheça os principais recursos da segurança patrimonial para a sua empresa

Como garantir a proteção da sua empresa com as atividades de segurança patrimonial?

Com o objetivo de evitar danos, cuidar da integridade física dos funcionários e do patrimônio das empresas, a segurança patrimonial tem uma árdua missão para manter toda a ordem. Por isso, precisa exercer diversas atividades de controle dentro da organização.

Vale destacar que a equipe de segurança tem muitas atribuições neste sentido para garantir que a empresa não sofra com nenhum tipo de problema. Entre elas, estão:

  • Prevenir furtos e roubos e minimizar ao máximo esses riscos;
  • Reduzir os danos referentes a perdas materiais como acidentes, incêndios e outras ocorrências que provoquem prejuízo;
  • Evitar interferências nos negócios como sabotagem, vazamento de dados, furto de informação, concorrência desleal, entre outros;
  • Proteger as instalações contra pessoas não autorizadas e garantir o controle de acesso;
  • Realizar a vigilância interna para que colaboradores não levem objetos e mercadorias da empresa ou desviem produtos;
  • Evitar vandalismos na parte externa das instalações;
  • Fazer o monitoramento de greves e paralisações para garantir que não ocorram problemas na organização.

Esses são só alguns serviços da segurança patrimonial. Para que saiam da melhor maneira possível assegurando a proteção e evitando prejuízos, é preciso contar com o tripé de planejamento, gestão e execução de atividades.

Leia também: 6 passos para melhorar a segurança corporativa

Como deve ser a atuação dos profissionais de segurança patrimonial?

De olho no cenário e nas responsabilidades da segurança nas empresas, vale destacar que os profissionais devem se preocupar com três formas de atuação: prevenção, detecção e reação.

Ou seja, em primeiro lugar, a equipe deve usar as ferramentas de vigilância e monitoramento para prevenir ocorrências. Este deve ser o principal foco do trabalho, porque, com esta etapa bem executada, diminuem e muito os serviços das outras duas etapas.

No segundo momento, é importante detectar os incidentes com rapidez, como por exemplo, um roubo em andamento no estacionamento da organização. Este ponto é fundamental para garantir que o próximo fator traga resultados. 

Assim, quanto mais ágil a identificação, maiores as chances de que a reação resolva os problemas. No caso do roubo, por exemplo, os profissionais de segurança podem chamar a polícia e se dirigir até o local para evitar que o crime se concretize.

Quais os principais recursos da segurança patrimonial?

Você, como gestor, deve estar se perguntando então: como fazer para planejar e gerenciar as atividades de prevenção, detecção e reação do setor de segurança?

Aqui, entram os recursos usados no departamento para promover maior eficiência e qualidade nos serviços

São eles:

  • Gestão administrativa
  • Segurança física
  • Controle de acesso
  • Vigilância patrimonial
  • Atividades de inteligência

Vamos entender melhor a seguir!

Saiba mais: 5 principais medidas de segurança patrimonial hospitalar

Gestão administrativa

Trata-se basicamente da parte de planejamento das funções da segurança patrimonial. O que envolve a análise de riscos, os planos e procedimentos de segurança, a política de continuidade de negócios, a seleção, o treinamento e o gerenciamento de pessoal, a gestão financeira, o controle de materiais e equipamentos necessários.

Segurança física

Estes são os pilares da segurança patrimonial por implementar formas de impedir ocorrências, detectar e responder a problemas, além de manter os ativos seguros. São sistemas eletrônicos de segurança, equipamentos de detecção de presença, equipe de vigilância, iluminação de proteção, animais treinados para proteção, entre outros.

Controle de acesso

Com o objetivo de checar, registrar e liberar ou bloquear o acesso e a circulação de pessoas, veículos e mercadorias, esse controle pode contar com recursos humanos, como profissionais de segurança, físicos, como portarias, catracas e cancelas, ou tecnológicos, como sistemas de videomonitoramento, crachás digitais, entre outros.

Leia também: Segurança patrimonial: 8 práticas para adequar o controle de acesso

Vigilancia patrimonial

Este é um ativo essencial, que pode ser utilizado durante o dia e a noite por meio de equipes que se alternam nas escalas de serviços em postos fixos de vigilância, rondas a pé ou motorizadas, ou ainda ficam de prontidão para atuar em situações suspeitas. Com isso, é possível garantir a integridade do patrimônio e das pessoas.

Atividades de inteligência

Estes recursos são voltados para a identificação, o acompanhamento e a avaliação de ameaças potenciais, sejam físicas internas ou externas ou até cibernéticas. Dessa forma, é possível desenvolver barreiras e estratégias para neutralizar os riscos e não comprometer a segurança.

Como o planejamento e a gestão de riscos contribui neste processo

Para saber como aplicar os recursos corretos de forma adequada, sem exageros e desperdícios, os gestores da segurança patrimonial precisam identificar quais são os riscos e vulnerabilidades da empresa.

Então, a equipe deve buscar qualquer deficiência ou fraqueza na segurança da organização que possa ser explorada por aproveitadores, como por exemplo:

  • Profissionais de segurança despreparados ou sem motivação;
  • Deficiência em barreiras físicas na entrada da empresa;
  • Ausência de recursos tecnológicos de monitoramento;
  • Falha em equipamentos e materiais de segurança;
  • Riscos no perímetro da empresa, como ausência de iluminação, vegetação alta, parede cedendo, entre outros.

A partir disso, é possível determinar os riscos e probabilidade de acontecerem incidentes, como furtos, fraudes, danos à propriedade, vandalismos, acidentes, explosões, entre outros.

Como uma empresa especializada pode ajudar na segurança patrimonial

Para garantir a proteção completa da sua organização, é preciso contar com uma segurança patrimonial eficiente e de qualidade. Para isso, é importante ter um parceiro confiável e especializado, como a Resolv.

Com mais de 20 anos de experiência, a Resolv atua com serviços de Facilities (higienização e desinfecção de ambientes), Segurança (proteção inteligente) e Alimentação (restaurantes corporativos). 

Com nossas soluções de segurança, elaboramos projetos personalizados conforme a sua necessidade e de acordo com uma minuciosa análise de riscos para cobrir os pontos mais vulneráveis de todos os ambientes.

Atuamos com planejamento, fiscalização e sistemas tecnológicos. Além disso, trabalhamos com inteligência integrada, com treinamentos aplicados aos colaboradores, estudos e implementação de novas tecnologias. 

Também contamos com uma Central de Controle Operacional para cumprir os processos definidos em cada projeto e ferramentas como:

  • Central de alarme integrado com imagens;
  • Controle de cobertura de postos por biometria;
  • Rondas virtuais por imagens;
  • Checagem on-line das rondas;
  • Monitoramento de imagens e alarmes.

Quer ter o melhor serviço de segurança patrimonial? Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas!

6 principais desafios da segurança corporativa
Ter uma equipe para realizar a segurança corporativa é essencial. Veja os principais desafios!
Saiba mais
Conheça 6 equipamentos de segurança em serviços de limpeza
O uso correto dos equipamentos de segurança em serviços de limpeza é fundamental.
Saiba mais
5 principais medidas de segurança patrimonial hospitalar
Para garantir a segurança patrimonial hospitalar com eficiência, é preciso adotar boas práticas.
Saiba mais