Conheça 6 equipamentos de segurança em serviços de limpeza

O uso correto dos equipamentos de segurança em serviços de limpeza é fundamental.

Os equipamentos de segurança em serviços de limpeza são essenciais na realização das tarefas, independentemente do tamanho e segmento de empresa, pois asseguram a integridade física dos profissionais.

Afinal, a equipe de limpeza está vulnerável aos riscos em decorrência da natureza das atividades exercidas. Então, os EPIs (Equipamentos de proteção individual) são obrigatórios para minimizar essa exposição.

Leia mais: Gerenciamento de resíduos hospitalares: conheça as principais boas práticas

Vale lembrar que o uso dos equipamentos de segurança em serviços de limpeza é obrigatório por lei e detalhado pela norma regulamentadora NR-6 que engloba, por exemplo, responsabilidades do empregador e do empregado.

Quais os benefícios dos EPIs?

O uso correto dos EPIs de acordo com a atividade de limpeza exercida garante uma série de benefícios, como:

  • Promove a saúde e a segurança dos funcionários;
  • Reduz as chances de acidentes de trabalho;
  • Atende às normas presentes na legislação;
  • Diminui as chances de prejuízos financeiros em decorrência de processos trabalhistas e multas;
  • Assegura uma boa imagem para a empresa frente aos funcionários e clientes;
  • Minimiza gastos decorrentes de afastamentos e despesas médicas.

Portanto, existem benefícios às empresas pelo fornecimento dos EPIs e pela orientação sobre o uso dos mesmos, cumprindo com a exigência de utilização e garantindo a integridade de todos os envolvidos. 

As vantagens se estendem aos profissionais quando comprometidos com o uso correto e contínuo dos equipamentos de segurança em serviços de limpeza.

Saiba também: Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes

6 equipamentos de segurança em serviços de limpeza

Existem diferentes EPIs que devem ser usados na realização de serviços de limpeza, sendo importante que gestores e profissionais conheçam a importância e uso de cada um deles para diferentes atividades.

  1. Avental: mantém o corpo do profissional protegido durante a manipulação de água e produtos químicos concentrados ou diluídos. Com o avental impermeável, é possível promover o conforto térmico e a proteção contra lesões químicas e doenças de pele;
     
  2. Bota: o uso da bota impermeável reduz o contato do profissional com produtos químicos que poderiam causar queimaduras, lesões e irritações na pele. Em alguns casos, é importante que se utilize a bota térmica para proteção contra temperaturas extremas;
     
  3. Luvas: é o EPI mais conhecido nos serviços de limpeza, pois protege o profissional de lesões nas mãos, queimaduras, contaminação, cortes ao manipular materiais perfurocortantes e proteção contra temperaturas extremas;
     
  4. Máscara: este EPI sempre foi necessário na realização dos serviços de limpeza devido aos riscos da inalação de agentes químicos e biológicos, que podem comprometer a capacidade respiratória. Outro motivo pelo uso ser indispensável é devido ao risco de contaminação pelo coronavírus e outros vírus transmitidos pelo ar;
     
  5. Cinto de segurança: esse EPI é recomendado quando os serviços de limpeza são realizados acima do chão, apresentando risco de queda, como na limpeza de fachadas, prédios e janelas;
     
  6. Óculos de proteção: utilizado para evitar que o respingo de substâncias químicas e agentes biológicos, frequentemente usados na limpeza, atinjam os olhos do profissional, podendo causar irritações ou problemas mais graves.

Veja ainda: Limpeza de shopping no pós-pandemia: conheça as novas regras

Destaca-se que é de responsabilidade do empregador fornecer os equipamentos de segurança em serviços de limpeza, avaliando, inclusive se ele é aprovado por órgãos oficiais.

Como garantir serviços de limpeza mais eficientes e seguros?

Uma opção para estruturar a área de serviços de limpeza na empresa, seja hospital, indústria, condomínio comercial, shopping ou outro tipo de negócio, é contar com uma parceira especializada.

A Resolv está há mais de 20 anos no mercado de facilities, com serviços de higienização e desinfecção de ambientes, segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos). 

Nossos profissionais são treinados constantemente quanto ao uso dos EPIs para garantir sua conservação, promovendo a execução dos serviços de limpeza com eficiência, qualidade e segurança.

Quer saber mais sobre a terceirização de serviços de limpeza? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

 

5 principais medidas de segurança patrimonial hospitalar
Para garantir a segurança patrimonial hospitalar com eficiência, é preciso adotar boas práticas.
Saiba mais
6 passos para melhorar a segurança corporativa
A segurança corporativa é um aspecto essencial para as empresas evitarem incidentes.
Saiba mais
Segurança patrimonial: 8 práticas para adequar o controle de acesso
É importante que a segurança patrimonial adote novas práticas no controle de acesso das pessoas.
Saiba mais