Como fazer gestão de fornecedores no setor industrial

As indústrias contam com o apoio de diversos fornecedores e prestadores de serviços.

Os fornecedores da sua indústria apresentam o melhor custo-benefício? Para obter esta e outras informações sobre as empresas contratadas para auxiliar a sua indústria, é preciso que o setor de compras saiba como fazer gestão de fornecedores de modo eficiente.

Mas, antes de entender como realizar esse controle de maneira a gerar melhores resultados para o seu negócio, é importante compreender quem são os fornecedores e qual a sua importância. 

Vale destacar que eles são profissionais especializados para atender às diferentes demandas da indústria. Entre os mais comuns, estão:

Neste cenário, o gerenciamento das empresas parceiras se faz fundamental para construir um bom relacionamento, minimizar custos, otimizar a produtividade na operação industrial e, como consequência, aumentar a lucratividade.

Para atingir estes resultados, é importante que a gestão de compras seja responsável pela avaliação contínua de todos os fornecedores, identificando aqueles que oferecem melhores serviços e valores.

Quer saber como fazer gestão de fornecedores na sua indústria? Confira mais a seguir!

O que é gestão de fornecedores?

Basicamente, a gestão de fornecedores é o conjunto de medidas para desenvolver relações saudáveis e que gerem impactos positivos para ambas as empresas envolvidas no processo. 

No caso de uma indústria, por exemplo, a terceirização da limpeza industrial deve garantir serviços entregues com qualidade, sem atrasos e cumprindo os requisitos estabelecidos em contrato.

Assim, os gestores do negócio não precisam se preocupar com esse tipo de atividade, garantindo foco total no core business.

No entanto, este é apenas um fornecedor que pode atuar na indústria. Como mencionamos acima, existem outros tantos. Tudo depende das necessidades da empresa. 

Neste ponto, entra a equipe de gestão de compras que precisa fazer as solicitações e contratos com os fornecedores de forma a atender a capacidade da indústria com preços justos e bom custo-benefício.

Por que contar com fornecedores e mão de obra terceirizada?

A operação e gestão industrial é grande e complexa. Afinal, pense só em desenvolver e monitorar toda a produção, realizar o controle de estoque, fazer o gerenciamento de vendas, pedidos e clientes, implementar toda a logística de distribuição e entrega de produtos e ainda gerenciar as finanças.

Tudo isso já parece muito, não é mesmo? Agora, imagina ainda colocar nessa conta a produção de insumos próprios, os serviços de limpeza e higienização na indústria, a manutenção de equipamentos, os cuidados com segurança e alimentação, entre outros tantos aspectos.

São muitas tarefas essenciais para a rotina da indústria, mas que podem ser feitas com maior qualidade e eficiência por um parceiro terceirizado, sem desperdícios, sem gastos desnecessários e otimização do tempo. 

Até porque o prestador possui todo o conhecimento necessário para as atividades, como por exemplo os produtos, procedimentos e equipamentos de proteção adequados durante a higienização de ambientes.

Inclusive, segundo dados da Associação Brasileira de Facilities, a terceirização pode gerar economia de até 20% para as empresas.

Principais benefícios de como fazer gestão de fornecedores eficiente

Acima, já vimos a importância de ter um parceiro especializado atuando junto à indústria. Agora, vamos destacar os benefícios para as empresas de como fazer gestão de fornecedores, garantindo melhorias no planejamento e organização dos setores da fábrica. Veja:

Redução de custos: a gestão estratégica de fornecedores e contratos garante a compra de produtos e serviços com menores preços, maior qualidade e melhores condições de pagamento. A comparação entre concorrentes ajuda a entender inclusive quem pode atender melhor e ser mais útil à indústria.

Maior eficiência: com os serviços prestados por fornecedores, é possível aumentar a eficiência e agilidade na execução das tarefas. Já, na questão dos insumos, a gestão pode obter matérias-primas mais rapidamente, tornando a produção mais eficiente.

Aumento de produtividade: neste ponto, vale destacar tanto a produtividade da indústria como dos parceiros. Os prestadores especializados cumprem com as entregas e os prazos corretos para execução dos serviços. Assim, internamente, os colaboradores podem ser mais produtivos e realizar operações mais estratégicas.

Produção sem imprevistos: as indústrias têm sempre a matéria-prima à disposição e os serviços de apoio como limpeza e manutenção realizados periodicamente, evitando problemas na produção. 

Melhor qualidade dos serviços e produtos: com fornecedores confiáveis, as indústrias são capazes de produzir melhores produtos, promovendo a satisfação dos clientes e aumentando a competitividade no mercado.

7 passos para otimizar a gestão de fornecedores na indústria

Depois de se surpreender com todas as vantagens acima de como fazer gestão de fornecedores, os gestores de compras devem estar se questionando como otimizar esse controle. 

Para isso, apresentamos boas práticas que vão te ajudar.

1. Análise e seleção dos fornecedores

O primeiro ponto em como fazer gestão de fornecedores é obviamente a escolha dos fornecedores. Neste caso, devem ser avaliados aspectos, como por exemplo, o cumprimento dos prazos de entrega, a realização do serviço ou entrega do produto de acordo com as exigências de qualidade e em conformidade, e o custo-benefício.

Outras questões que podem ser levadas em conta são experiência técnica, histórico, capacitação de colaboradores, satisfação de clientes atendidos, certificações, códigos de conduta, flexibilidade, entre outros.

2. Estude as demandas e sazonalidades

Entender o que e quando a indústria precisa é fundamental para planejar e otimizar a gestão de fornecedores. Com isso, é possível saber se determinados serviços são exigidos o ano inteiro como a limpeza industrial, ou se são pontuais ou sazonais, como insumos para produtos do dia das mães.

3. Evite “apagar incêndios”

Este item tem relação direta com o anterior. Afinal, a falta de planejamento gera emergências e os chamados “incêndios” na gestão. Assim, por causa da urgência de um serviço que não estava previsto inicialmente ou uma entrega de matéria-prima em cima da hora, você corre o risco de sofrer com preços mais salgados ou ter prestadores de menor qualidade.

4. Adote uma tecnologia para gestão de fornecedores

Saber como fazer gestão de fornecedores na indústria passa por ter um sistema que possa ajudar na programação de serviços e atividades, assim como no controle de qualidade e produtividade das equipes terceirizadas. Dessa forma, o software também permite viabilizar os processos de compras dos serviços e produtos e avaliar os resultados.

5. Garanta um bom relacionamento

Para evitar problemas nas relações com os fornecedores, é importante que os gestores de compras mantenham uma comunicação clara e objetiva. Dessa forma, é possível aparar arestas, garantir a evolução contínua nos serviços prestados e os melhores resultados para ambos os lados.

6. Fique de olho nos contratos

Apesar de manter bons relacionamentos com os fornecedores, os contratos vencem e precisam ser renovados, alterados ou cancelados. Por isso, a gestão de compras deve ficar atenta e acompanhar quando os prazos estiverem perto do fim para estudar o que será feito e garantir que a indústria não fique sem aquela atividade.

7. Unifique os fornecedores

Imagina o setor de compras cuidando de oito fornecedores diferentes. É bem trabalhoso e complicado, correto? Agora, se for possível reduzir para dois ou três, já é um ótimo negócio. Então, procure uma empresa capacitada e que atenda amplamente a indústria em suas necessidades.

Conheça a Resolv

Para ajudar a sua indústria na realização dos serviços essenciais, conte com um parceiro especializado e que vai proporcionar economia, produtividade, qualidade e eficiência.

Com mais de 20 anos no mercado, a Resolv atua nos setores de facilities (higienização e desinfecção de ambientes), segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos).

Prestamos também serviços de jardinagem, logística interna, apoio administrativo e copeiras, com profissionais treinados e capacitados, inspeções dos serviços e gerenciamento completo de nossas equipes.

Desenvolvemos soluções personalizadas de acordo com a realidade da sua indústria, viabilizando projetos e execução de serviços, independentemente do tamanho e do segmento de atuação da sua fábrica.

Veja nossos diferenciais para apoiar a sua indústria:

  • Certificação ISO 9001 pela qualidade de nossos serviços.
  • Prazos que acompanham o seu ritmo de trabalho.
  • Desenvolvimento de equipes conforme os seus objetivos.
  • Medidores contínuos de desempenho.

Quer saber mais informações? Entre em contato conosco!

5 principais medidas de segurança patrimonial hospitalar
Para garantir a segurança patrimonial hospitalar com eficiência, é preciso adotar boas práticas.
Saiba mais
Gerenciamento de resíduos hospitalares: como evitar erros no processo
O gerenciamento de resíduos hospitalares envolve muitas etapas e processos.
Saiba mais
Como a empresa de alimentação coletiva aumenta a satisfação da sua equipe
Não sabe como aumentar a motivação e a satisfação dos seus profissionais?
Saiba mais