Saúde mental na pandemia: como os gestores podem ajudar os profissionais nas empresas?

O que gestores podem fazer para criar um ambiente com mais bem-estar aos seus colaboradores?

A saúde mental na pandemia, causada pela Covid-19, se tornou escassa. Desde o seu início, em 2020, muitas clínicas de psicoterapia e psiquiatria acompanharam um grande aumento de diagnósticos, uma vez que o isolamento social e as incertezas sobre a vida, a saúde e o futuro levaram as pessoas ao seus limites.

Nesse sentido, o bem-estar, a leveza e a produtividade nas empresas também tiveram suas estruturas comprometidas. O que gestores podem fazer para criar um ambiente com mais conforto e segurança para os seus colaboradores? A seguir, falaremos mais sobre o assunto.

Saúde mental na pandemia: o que gestores podem fazer para ajudar os seus times?

Com a saúde mental na pandemia abalada, o medo da contaminação, problemas financeiros e a ansiedade relacionada às fobias sociais, que surgiram ao longo dos meses de isolamento, a maior parte dos profissionais teme voltar às atividades presenciais nos escritórios.

Por outro lado, algumas empresas já estão acompanhando esse cenário e optando por práticas que favorecem um ambiente mais ameno e humanizado aos seus colaboradores. Algumas dessas medidas são:

Capacitação das lideranças

Com a retomada do trabalho presencial, os líderes não serão apenas responsáveis por organizar tarefas, trazer insights, assumir responsabilidades e acompanhar o desempenho das equipes. Agora, eles também precisam estar capacitados para entender as necessidades e anseios de cada colaborador com atenção, empatia, paciência, respeito e, principalmente, flexibilidade.

Leia também: Higienização de ambientes: como montar um roteiro na sua empresa

Soft Skills

Como já falamos anteriormente, os líderes precisarão desenvolver atitudes mais humanizadas nos meses de retomada. No entanto, toda a empresa precisa estar alinhada e estimulada a desenvolver soft skills, ou seja, habilidades comportamentais como: comunicação, resiliência, trabalho em equipe, criatividade, positividade, ética e empatia para que o time se mantenha unido e produtivo.

Programas e consultorias especializadas

Se você faz parte do RH da sua empresa, empreende e gerencia uma equipe, que tal oferecer para os profissionais que trabalham no seu time, experiências como palestras, dinâmicas e rodas de conversa sobre saúde mental na pandemia com a ajuda e o conhecimento de consultorias especializadas?

Existem muitas empresas terceirizadas que oferecem todo o apoio necessário a profissionais que estejam estressados, ansiosos ou com alguma outra questão emocional. Essas empresas trabalham junto ao time interno buscando soluções para manter a energia nos fluxos de trabalho da organização.

Saiba mais: Por que investir no restaurante corporativo vai trazer ótimos resultados? Saiba aqui

Conte com a Resolv!

A saúde mental na pandemia é uma questão de extrema importância, que jamais deve ser ignorada por gestores e empreendedores que visam o bem-estar e o conforto no ambiente de trabalho. 

Nesse cenário de retomada, para tornar as atividades mais leves e produtivas é preciso entender e saber lidar com a individualidade de cada colaborador. Dessa forma, é possível manter o ambiente de trabalho estável e humanizado.

Com 25 anos no mercado, a Resolv conta com mais de 6 mil colaboradores e está presente em mais de 200 cidades. Prezamos pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam em nossa companhia, promovendo a diversidade, o cuidado e a valorização dos nossos funcionários. 

Acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para oferecer um serviço de qualidade e excelência. 

Para saber mais sobre a Resolv e os serviços de facilities, alimentação corporativa e segurança patrimonial que prestamos, entre em contato conosco agora mesmo!

 

Relações de trabalho: o que muda depois da pandemia?
O mercado passou por algumas mudanças e, com isso, as relações de trabalho também.
Saiba mais
Contratação de serviços terceirizados: como reduzir custos e potencializar a sua empresa?
A contratação de serviços terceirizados vem se tornando cada vez mais indispensável.
Saiba mais
A importância da liderança feminina no mundo corporativo
Qual a importância da liderança feminina no mundo corporativo? Saiba mais!
Saiba mais