Relações de trabalho: o que muda depois da pandemia?

O mercado passou por algumas mudanças e, com isso, as relações de trabalho também.

O mercado vem passando por algumas mudanças e, com isso, as relações de trabalho também. A pandemia, causada pela Covid-19, trouxe para as empresas novas práticas de trabalho e adaptações nas formas como nos relacionamos profissionalmente.

Mas o que muda com a volta ao trabalho presencial nos próximos meses? Como se reinventar diante de um cenário de retomada? Como manter saudáveis as relações de trabalho? Falaremos mais sobre esse assunto, a seguir.

Relações de trabalho na retomada

Com a necessidade de distanciamento social, as empresas tiveram que se reinventar de forma acelerada. O trabalho passou a fazer parte da rotina pessoal dos profissionais, no formato home office, e as organizações sentiram a necessidade de oferecer mais segurança, saúde e bem-estar para seus colaboradores. 

Com isso, as relações de trabalho vêm se tornando mais humanas e o ambiente de trabalho mais rico em diversidade e trocas de experiências. Compreender esse novo “formato” é de extrema importância para garantir o sucesso de um negócio.

Leia também: Como a diversidade cultural ajuda as empresas a serem mais criativas

Volta ao trabalho presencial: o que muda?

Com os avanços da vacinação em massa no Brasil, já é possível vislumbrar um cenário pós-pandêmico, em que as pessoas voltarão a frequentar os escritórios. Algumas tendências, como o modelo híbrido de trabalho, já estão sendo bastante falados dentro das organizações. Vamos entender mais sobre algumas tendências no trabalho presencial?

Nada será como antes 

O isolamento estimulou as empresas a repensarem seus formatos e alguns deles, como o trabalho em home office, vieram para ficar. Já não é mais possível pensar em um modelo de trabalho 100% presencial, em que os profissionais gastam tempo e recursos com o deslocamento até o escritório, muitas vezes sem precisar.

Com o home office ainda é possível melhorar as relações de trabalho e ter acesso a talentos de outros estados, ou até países, além da possibilidade de optar por uma infraestrutura mais enxuta, com menos custos para as empresas.

Mais diversidade e inclusão

Já falamos algumas vezes aqui no blog da Resolv sobre a importância de agregar diversidade à política da empresa. Discussões sociais são muito importantes para o desenvolvimento de um negócio: os times precisam estar atualizados em relação às pautas sociais, podendo promover ações e discussões que melhorem as relações de trabalho e estimulem a diversidade interna.

Além disso, um time diverso e inclusivo é também um fator importante para profissionais se candidatarem a vagas de emprego. Sendo assim, optar por ações que promovem a diversidade dentro das empresas é uma grande tendência em um cenário de retomada.

Leia ainda: Inclusão no ambiente de trabalho: 6 características essenciais

Crescimento das compras online

Sabemos que, com a pandemia, houve um grande aumento na digitalização dos processos nas empresas e, nesse sentido, houve também um crescimento no consumo pela internet. 

Essa mudança tende a seguir firme, mesmo com a retomada das lojas físicas, uma vez que o consumidor já se adaptou às facilidades de comprar online. Empresas que trabalham com e-commerce e tecnologia podem ter um desenvolvimento considerável, sendo essa mais uma tendência para o cenário de retomada. 

Conheça a Resolv!

Para melhorar as relações de trabalho é preciso entender e saber lidar com a individualidade de cada colaborador. Dessa forma, é possível manter o ambiente de trabalho leve e produtivo.

Com 25 anos no mercado, a Resolv conta com mais de 6 mil colaboradores e está presente em mais de 200 cidades. Prezamos pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam em nossa companhia, promovendo a diversidade, o cuidado e a valorização dos nossos funcionários. 

Acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para oferecer um serviço de qualidade e excelência. 

Para saber mais sobre a Resolv e os serviços de facilities, alimentação corporativa e segurança patrimonial que prestamos, entre em contato conosco agora mesmo!

Saúde mental na pandemia: como os gestores podem ajudar os profissionais nas empresas?
O que gestores podem fazer para criar um ambiente com mais bem-estar aos seus colaboradores?
Saiba mais
Contratação de serviços terceirizados: como reduzir custos e potencializar a sua empresa?
A contratação de serviços terceirizados vem se tornando cada vez mais indispensável.
Saiba mais
A importância da liderança feminina no mundo corporativo
Qual a importância da liderança feminina no mundo corporativo? Saiba mais!
Saiba mais