5 desafios na limpeza e desinfecção de ambientes

A limpeza e desinfecção de ambientes não são tarefas simples e dependem de diversos fatores.

Manter a limpeza e desinfecção de ambientes nas empresas não é nada fácil. Muitos profissionais e gestores pensam que é um serviço de simples execução. Mas, na verdade, uma série de fatores influencia na realização das atividades de forma correta por parte da equipe responsável.

Afinal, é preciso usar os produtos adequados, respeitar as normas e legislações sobre a limpeza e desinfecção, não esquecer os equipamentos de proteção, entre outros itens.

Vale destacar que esta tarefa pode parecer secundária dentro da estratégia de uma organização de qualquer porte e segmento. Porém, é essencial, uma vez que o serviço proporciona ambientes organizados, bem conservados e agradáveis ao trabalho, gerando bem-estar aos colaboradores.

Importância da limpeza e desinfecção de ambientes

Além do aspecto estético e de conforto citados acima, a limpeza e desinfecção de ambientes têm como principal função eliminar os microrganismos. Dessa forma, é possível evitar a propagação de doenças, minimizar o risco para a saúde e, assim, garantir a segurança dos profissionais, clientes, fornecedores e demais envolvidos.

Em contrapartida, imagine só se o serviço não for executado de modo adequado e, pior ainda, se nem mesmo estiver prevista a sua realização. Os locais de trabalho correm o risco de ficarem sujos, bagunçados e com vírus e bactérias que podem causar doenças. 

Tal aspecto é ainda mais preocupante no momento atual, com a pandemia do coronavírus, que exige cuidados redobrados e reforçados de limpeza e desinfecção. Dessa forma, com a retomada das empresas aos escritórios e ao trabalho presencial, a equipe de limpeza deve intensificar tais atividades.

Segundo pesquisa da PwC, inclusive, 83% das organizações planejam adotar novos requisitos de limpeza e segurança no local de trabalho.

Leia mais: Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes

Principais desafios na limpeza e desinfecção de ambientes

Como falamos, a pandemia do coronavírus é uma preocupação a mais para as equipes de limpeza das empresas de quaisquer segmentos, sejam prédios comerciais, shoppings, indústrias e outras atividades.

Mas não só de fatos extraordinários, como a Covid-19, vivem os desafios da área. Para garantir que o processo seja realizado com sucesso, é preciso superar alguns obstáculos comuns. Vamos listar os principais problemas que os gestores precisam saber na hora de planejar o serviço.

1. Reconhecer o perfil do ambiente 

O primeiro desafio dos serviços de limpeza envolve entender profundamente o perfil dos ambientes e locais onde serão realizados os processos. Este aspecto muda os métodos, os produtos e até os equipamentos de proteção.

Portanto, para reconhecer o perfil da empresa, é importante responder a algumas perguntas, como:

  • Qual o fluxo de pessoas?
  • Quais as áreas comuns que existem? 
  • A organização fica perto de rodovias ou avenidas mais poluídas?
  • Quais os tipos de móveis e pisos da empresa?
  • Precisa de quais tipos de serviços de limpeza e desinfecção? 
  • Quais os horários de maior e menor movimento na empresa?

Esse é o começo do planejamento para compra dos recursos necessários para a realização dos serviços, assim como a alocação do número certo de funcionários para a limpeza.

Veja também: Higiene e limpeza industrial: como funciona e sua importância para o consumidor

2. Escolha de produtos e equipamentos adequados

O uso do produto correto é essencial para uma limpeza e higienização de ambientes bem feita. Isso porque este é o elemento responsável por garantir a remoção completa de sujeiras e microrganismos. Da mesma forma, este item ajuda a manter o local bonito e com brilho.

Portanto, não se deve escolher apenas pelo preço dos produtos e sim analisar o melhor custo-benefício conforme as respectivas aplicações para os pisos, móveis e superfícies na retirada das sujidades.

Além disso, é possível ainda o uso de maquinários apropriados para determinados tipos de pisos a fim de otimizar os processos e as rotinas de limpeza, ganhando maior produtividade.

3. Definição de cronograma e planejamento de atividades

As empresas devem estabelecer uma agenda dos serviços de limpeza e desinfecção, com as atividades programadas para cada dia. Assim, é possível cumprir o cronograma, concluindo todos os processos previstos e garantindo um padrão de limpeza.

Para montar este cronograma, é preciso usar o conhecimento do perfil dos ambientes e adotar os padrões de periodicidade. Por exemplo, banheiros, entrada e recepção de empresas necessitam de limpeza diária. Dessa maneira, podem existir tarefas semanais, mensais e com outros diferentes tipos de exigência.

Leia também: Pós-quarentena: como adequar o serviço de limpeza de empresas e indústrias

4. Treinamento da equipe de limpeza

Este tipo de serviço tem grande importância, como mencionamos no início do texto. Por isso, para manter a conservação adequada e evitar microrganismos que causem doenças, a empresa deve treinar e capacitar toda a equipe envolvida e responsável por quaisquer etapas ou processos de limpeza.

Com o conhecimento e a qualificação, os profissionais estarão aptos a trabalhar com eficiência, qualidade e segurança.

5. Análise de cuidados especiais 

Por fim, outro desafio na limpeza e desinfecção está relacionado a atividades especiais, como por exemplo, a limpeza externa da janela do escritório no 20º andar ou a remoção de lixos considerados tóxicos, como alguns resíduos hospitalares.

Neste caso, é fundamental verificar as normas vigentes e respeitá-las, como na disponibilização de equipamentos de segurança e treinamento para o serviço em altura. Assim como, deve-se fornecer os EPIs adequados para o manuseio de lixo e resíduos, como luva de borracha, bota antiderrapante, macacão e máscara de proteção para evitar contato com as substâncias.

Como a contratação de uma empresa terceirizada pode ajudar

Para resolver todos estes desafios na limpeza e desinfecção de ambientes na sua empresa, nada melhor do que contar com uma empresa especializada, experiente e capacitada para a realização dos serviços.

Com um parceiro terceirizado, você ficará tranquilo que os serviços serão entregues com eficiência e ainda não precisará se preocupar com todos estes itens apresentados, já que a empresa contratada será responsável por tomar todos os cuidados nos processos de limpeza.

Neste sentido, a Resolv é o parceiro ideal. Com ampla experiência na área, atuamos com serviços de Facilities (higienização e desinfecção de ambientes), Segurança (proteção inteligente) e Alimentação (restaurantes corporativos).  

Para executar os melhores serviços para os nossos clientes, prezamos pela valorização contínua dos nossos profissionais.

Com a nossa solução de facilities, viabilizamos projetos, independentemente do tamanho e do segmento de atuação da sua empresa, com os serviços sob medida para as suas necessidades.

Estamos prontos para auxiliar o seu negócio com profissionais bem treinados e com capacitação técnica, manuais de procedimentos, inspeções e gerenciamento operacional.

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