Inclusão no ambiente de trabalho: 6 características essenciais

Melhorar a inclusão no ambiente de trabalho é um desafio constante para os gestores. Confira:

A inclusão no ambiente de trabalho é uma prática fundamental nas empresas, principalmente, para oferecer oportunidades iguais a todos os perfis de pessoas e grupos. 

Mas não é só por isso. Ter um local diverso permite unir diferentes culturas, comunidades, experiências e conhecimentos, construindo um espaço rico e favorável ao crescimento de cada colaborador, das equipes e da organização como um todo.

Mas como tornar o ambiente de trabalho inclusivo nas empresas? Este é um desafio constante e cada vez mais primordial para os gestores e líderes de negócios resolverem. Isso porque é urgente a necessidade das marcas demonstrarem preocupação em:

  • Conceder as mesmas oportunidades a todos;
  • Valorizar os seus profissionais;
  • Proporcionar um ambiente aberto e inclusivo;
  • Oferecer um local seguro, confortável e justo para todos, independentemente de religião, etnia, gênero, orientação sexual, idade, cor, entre outros.

Neste cenário, vale destacar que apenas 5% das organizações procuram saber como seus funcionários percebem a inclusão no ambiente de trabalho no dia a dia, segundo estudo do Hay Group, com 170 empresas brasileiras.

Por que promover a inclusão no ambiente de trabalho?

Em primeiro lugar, a diversidade e a inclusão são medidas essenciais por questões éticas, para as empresas se tornarem socialmente responsáveis e garantirem a segurança física, psicológica e emocional dos funcionários.

Contudo, além disso, o ambiente inclusivo pode incentivar a criatividade, estimular a inovação, melhorar a comunicação, evitar problemas de relacionamento e conflitos, e até mesmo se tornar um diferencial competitivo e sinônimo de crescimento.

Para comprovar tais benefícios, trouxemos alguns dados importantes, como por exemplo:

  • Pesquisa do Instituto Dale Carnegie constatou que 85% do sucesso profissional vem da competência de relacionamento e somente 15% de competências técnicas.
  • 76% dos funcionários de empresas inclusivas consideram ter mais liberdade e se sentirem mais seguros para expor suas ideias e inovar no ambiente de trabalho, revela novamente estudo do Hay Group. Nas organizações sem a diversidade como foco e estratégia, essa parcela cai para 55%.
  • Equipes inclusivas tomam decisões mais acertadas em 87% das vezes, de acordo com levantamento do Cloverpop.
  • 85% dos CEOs que implementaram programas de inclusão veem aumento da performance nos negócios, indica a PwC
  • Em empresas da América Latina comprometidas com a diversidade, 63% dos funcionários se dizem felizes no trabalho. Em comparação, apenas 31% dos que atuam em outras empresas se sentem contentes, segundo a McKinsey.

Apesar das informações que comprovam a importância e os resultados de investir em inclusão no ambiente de trabalho, para se ter uma ideia de como essa situação ainda é distante, só 11% dos executivos de empresas latino-americanas são mulheres, conforme a McKinsey.

Principais características da inclusão no ambiente de trabalho

Depois de conhecer todo este contexto, os gestores devem estar se perguntando sobre quais as características e requisitos que um ambiente de trabalho inclusivo deve ter.

Vale lembrar que, neste artigo, já elencamos boas práticas para incentivar a diversidade. Então, agora, vamos ver o que uma empresa precisa ter, na prática, para ser considerada inclusiva.

1. Abertura para opinar

Para que o programa de inclusão comece corretamente, é preciso ouvir os funcionários e garantir um canal de comunicação. Logo, é essencial que exista abertura para opiniões, sugestões, ideias, queixas e comentários, envolvendo profissionais de todos os níveis hierárquicos.

2. Igualdade de oportunidades

Como já mencionamos logo no início do texto, essa é uma premissa básica da diversidade e da inclusão. Os funcionários devem ter as mesmas oportunidades de crescimento profissional a partir do mérito, não desmerecendo nenhum por alguma característica em particular.

Afinal, as empresas que focam na inclusão devem garantir o reconhecimento da competência.

3. Equipes com diversidade de profissionais

Promover a diversidade nas equipes ajuda a enriquecer o capital humano, com novos conhecimentos, experiências, perspectivas e visões diferentes para o time. Então, para isso, a empresa deve assegurar a contratação e a promoção de profissionais de diversos perfis.

4. Acessibilidade no escritório

Outra prática fundamental para a inclusão no ambiente de trabalho se trata da melhora da acessibilidade e da adequação do espaço físico. Assim, qualquer pessoa, seja funcionário, cliente ou fornecedor, pode acessar a empresa com facilidade. 

5. Postura dos líderes da empresa

Para a inclusão ser definitivamente uma cultura organizacional e não apenas uma ação isolada, os líderes da empresa devem refletir esta iniciativa. Ou seja, os gestores e executivos devem inspirar suas equipes, estarem abertos a considerar a opinião de todos, valorizar e reconhecer os profissionais.

6. Incentivo ao crescimento profissional 

Não se deve esquecer que as empresas inclusivas incentivam e apoiam o crescimento profissional dos funcionários. Assim, é preciso fornecer instrumentos para garantir o treinamento e capacitação adequados para que todos estejam no mesmo patamar de conhecimento sobre as rotinas de trabalho, atuações e serviços, sem se sentirem atrasados ou excluídos.

Da mesma forma, é valioso que os gestores criem planos de carreiras para estimular os profissionais a crescerem e assegurar que todos ocupem os cargos de acordo com suas competências.

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Prezamos pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam em nossa companhia, promovendo a diversidade, a inclusão no ambiente de trabalho e a valorização dos nossos funcionários. 

Acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para oferecer um serviço de qualidade e excelência. É por isso que nos orgulhamos de sermos pessoas cuidando de pessoas

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