Higienização industrial: saiba o que está em alta e em baixa

Saiba as principais tendências para o mercado da higienização industrial.

Pensar em estratégias de qualidade para a higienização industrial é primordial para as indústrias, que buscam manter todos os padrões de qualidade e desinfecção exigidos para a produção dos mais diversos produtos.

Isso porque, ao utilizar as melhores técnicas nesses processos, é possível eliminar sujeiras e resíduos que prejudiquem o funcionamento das fábricas ou contaminem os produtos. 

Leia mais: 6 boas práticas de higiene e desinfecção industrial em usinas

Buscar esse aperfeiçoamento nos serviços de limpeza é imprescindível em um mercado que deve atingir US$58,2 bilhões em 2024, segundo a pesquisa Industrial Cleaning Market. E, para isso, é recomendável estar atento a todas as novidades.

Por isso, nós, da Resolv, selecionamos três tópicos que estão em alta e três que estão em baixa no setor de higienização industrial. Confira:

Higienização industrial: saiba o que está em alta

Gestão de recursos

Contar com tecnologias que permitam um gerenciamento de recursos mais eficiente, como produtos de limpeza, ferramentas e equipes, é algo cada vez mais importante. 

Afinal, ao usar essa inovação, é possível simplificar toda a logística interna, facilitando os pedidos de novos itens, o acompanhamento do desempenho dos funcionários e o rastreamento do estoque.

Assim, pode-se promover uma melhor organização na higienização industrial.

Gestão de resíduos

Os resíduos podem ser gerados tanto na fabricação de mercadorias como após um processo de higienização.

Portanto, ter um cuidado extra com todos os resquícios é primordial, uma vez que esses elementos podem ser prejudiciais à produção industrial, ao bem-estar dos profissionais e à natureza.

Dessa maneira, faz-se necessário mapear todas as alternativas possíveis para minimizar o impacto ambiental, como o tratamento, o transporte e a destinação adequada de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

Leia também: Como funciona o transporte de resíduos industriais em usinas

Treinamento corporativo

Focar em desenvolver os funcionários é uma estratégia de grande valor. E isso não apenas para assegurar que um serviço de qualidade seja prestado, mas também para aumentar a satisfação da equipe.

Em um cenário cheio de transformações por conta da pandemia do coronavírus, é fundamental oferecer cursos que ensinem aos profissionais as novas práticas necessárias para evitar uma contaminação na indústria e eliminar corretamente os vírus e bactérias.

Saiba o que está em baixa na higienização industrial

Pouca comunicação com os clientes

Em um ano como 2021, ainda é comum ver empresas que não oferecem aos clientes uma comunicação efetiva e que esclareça todas as dúvidas que possam existir, por exemplo, sobre o trabalho prestado.

No setor de higienização industrial, é indispensável tornar esse processo de interação entre as empresas mais efetivo.

Nesse sentido, pode-se pensar em uma série de práticas, desde o uso de aplicativos genéricos de mensagem, até softwares específicos para a gestão do trabalho. O importante é tirar as dúvidas o mais rápido possível e garantir uma comunicação fluida entre prestadores de serviços e clientes.

Veja também: Resíduos hospitalares: como fazer o Plano de Gerenciamento de Resíduos

Gerenciamento de equipe ineficiente

A tecnologia é capaz de produzir diversos impactos no mercado. Quando se fala em gestão do time de higienização industrial, esse cenário não é diferente.

Até porque, com softwares desse tipo, é possível organizar todas as responsabilidades da equipe, suas atividades diárias e mensais e estimular um fluxo de trabalho mais efetivo. Isso evita que existam tanto gargalos na operação, quanto situações em que os funcionários não saibam o que é preciso fazer naquele momento.

Falta de cuidado com o meio ambiente

Foi-se o tempo em que as empresas poderiam preocupar-se apenas com o trabalho de higienização. Hoje em dia, para realizar as mesmas atividades, é necessário estar consciente de uma série de fatores que precisam ser considerados.

A relação da higienização industrial com o meio ambiente é um ótimo exemplo disso. Afinal, ao focar nessa questão, as marcas conseguem melhorar sua imagem e se destacar no mercado, uma vez que cresce a procura por negócios mais sustentáveis.

Além disso, adotar práticas como o uso de materiais de limpeza biodegradáveis e que não poluem o meio ambiente ou mesmo que não tragam prejuízo à saúde das pessoas é fundamental.

Conte com o apoio de empresas especializadas

Alcançar o sucesso nas principais atividades da empresa é fundamental. Com esse objetivo, é positivo contar com parcerias estratégicas que permitam aos gestores focar no core business.

Nesse sentido, é indispensável o apoio de marcas consolidadas no mercado, como a Resolv.

Com mais de 25 anos de experiência, a Resolv é especializada no setor de facilities e oferece soluções personalizadas para as indústrias, com projetos personalizados e que cabem dentro do orçamento de cada empresa.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas!

Como a diversidade cultural ajuda as empresas a serem mais criativas
Investimento em diversidade cultural no trabalho pode aumentar a capacidade criativa do seu negócio
Saiba mais
Inclusão no ambiente de trabalho: 6 características essenciais
Melhorar a inclusão no ambiente de trabalho é um desafio constante para os gestores. Confira:
Saiba mais
Higienização de ambientes: como montar um roteiro na sua empresa
Para obter sucesso na higienização de ambientes, é preciso definir um plano. Veja mais!
Saiba mais