Higienização de ambientes: como montar um roteiro na sua empresa

Para obter sucesso na higienização de ambientes, é preciso definir um plano. Veja mais!
Os processos de higienização de ambientes são fundamentais em empresas para garantir a boa conservação dos locais, eliminar as sujeiras e microrganismos. O que é ainda mais importante e deve ser reforçado em momentos de crise sanitária, como a atual pandemia do coronavírus, a fim de preservar a saúde e a segurança de todos os envolvidos com as rotinas empresariais.
Além disso, esses serviços ajudam a promover ambientes mais saudáveis e confortáveis para colaboradores e clientes. O que assegura maior bem-estar e satisfação aos funcionários, aumentando sua motivação e produtividade no trabalho, e transmite uma boa imagem junto aos parceiros de negócios.
Todos esses impactos positivos da higienização de ambientes podem ser sentidos em empresas de todos os portes e segmentos, sejam indústrias, hospitais, shoppings, prédios e condomínios comerciais, entre outros.
No entanto, para atingir todos esses benefícios, não adianta pegar os utensílios de limpeza e higienização, os produtos saneantes e os equipamentos de segurança e sair realizando os serviços em toda a organização. É preciso estruturar os processos e, para isso, é essencial criar um roteiro de higienização.
Então, neste conteúdo, vamos mostrar como desenvolver esse roteiro de forma adequada.
Passos para montar o roteiro de higienização de ambientes
Vale lembrar que o plano de limpeza pode variar de acordo com o segmento e o porte do negócio. Mas, mesmo assim, para estruturar o roteiro de higienização de empresas, é preciso levar em consideração alguns elementos chave. Veja quais são eles:
Periodicidade e ambientes
Os locais e áreas comuns das empresas devem passar por processos de limpeza e higienização diariamente. São eles: entrada, recepção, banheiros, escritórios, salas de reuniões, cozinha e restaurante corporativo, se houver.
Já, semanalmente, deve ser feita uma higienização mais aprofundada, incluindo estantes, escadas, elevadores, corredores, máquinas, salas de armazenamento, estacionamento, portões, paredes e lugares altos de pouco acesso.
Só não se esqueça de garantir um serviço mais frequente nos locais de alto contato, como maçanetas, interruptores, botões de elevador, corrimão, puxadores e registros de torneiras, para evitar a disseminação de vírus, como a Covid-19.
Outro ponto de atenção, principalmente para instituições hospitalares, diz respeito à criticidade dos ambientes. Afinal, há espaços, como salas de cirurgia e UTI, que exigem um processo mais cuidadoso de esterilização.
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Definição de responsáveis e de inspeções
Para que o roteiro seja cumprido à risca, com a periodicidade correta, as ferramentas adequadas, a aplicação dos produtos saneantes e a implementação dos procedimentos operacionais, é preciso que os gestores do setor designem os responsáveis por cada atividade.
Assim, os profissionais podem se preparar para executar os serviços com máxima eficiência, qualidade e de acordo com todos os requisitos.
Além disso, é importante estabelecer o responsável pela fiscalização e a inspeção dos serviços, evitando erros e retrabalhos, garantindo a excelência das atividades e proporcionando ambientes confortáveis.
Elaboração de cronograma
Com os procedimentos conhecidos e a frequência de cada um deles determinada, a gestão precisa desenvolver um cronograma de execução. Uma possibilidade é desenhar um checklist com a lista das atividades por dia na empresa, com a data, o profissional, a fiscalização e um quadro para assinalar a conclusão do serviço.
Este passo aumenta o controle da execução dos processos e não deixa que nenhum serviço seja esquecido.
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Capacitação da equipe
Para que os serviços de higienização de ambientes sejam feitos com qualidade, segurança e com os procedimentos corretos, as empresas devem realizar o treinamento, a capacitação e a atualização dos profissionais de forma constante.
Assim, os colaboradores poderão saber as diferenças entre higienização, desinfecção e esterilização, qual a frequência ideal de limpeza e os produtos indicados, além dos EPIs adequados. Com isso, todas as sujeiras serão eliminadas corretamente.
Disponibilidade e estoque de materiais e utensílios
O roteiro de higienização deve contar também com a relação completa de materiais, utensílios e produtos necessários para os serviços. Assim, é possível garantir a disponibilidade imediata dos componentes, além de um estoque para assegurar a continuidade da atividade por um determinado período.
Compra de insumos em larga escala
Com o roteiro e o cronograma estabelecidos, é possível saber a necessidade dos insumos para os serviços. A partir daí, vale a pena considerar a compra de produtos e acessórios em larga escala para que os profissionais tenham todos os itens que precisam disponíveis e em bom estado, sem prejudicar a qualidade do serviço.
Atenção às normas de segurança
Na hora de criar o roteiro de higienização de ambientes, não se esqueça também de passar orientações para a equipe seguir as normas de segurança vigentes. Só assim, os locais de trabalho ficarão realmente limpos e sem microrganismos que podem causar doenças.
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Colaboração da equipe
Um item além do roteiro de serviços de limpeza, mas que pode contribuir e muito para a higienização em geral, é trabalhar a colaboração da equipe. Dessa forma, é possível incentivar bons hábitos, como por exemplo, não deixar copos sujos na mesa e descartar o lixo no local adequado, seja orgânico ou reciclável. Isso já ajuda a equipe responsável pela limpeza.
Terceirização de serviços
Por fim, para ter um roteiro elaborado perfeitamente e as atividades de higienização de ambientes executadas corretamente, conte com uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Então, você não precisa mais se preocupar com essas ocupações e pode deixar os processos para quem tem experiência e conhecimento no assunto.
Neste sentido, é possível destacar uma série de vantagens da terceirização de serviços na higienização, como por exemplo:
- Alta qualidade na prestação de serviços, gerando maior produtividade;
- Atendimento e suporte personalizados, conforme suas demandas de serviço;
- Redução de custos significativa, ao otimizar processos e evitar desperdícios;
- Entre outros.
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