Qualidade de vida no trabalho: 9 ações que você precisa investir

Para promover a qualidade de vida no trabalho, os gestores podem adotar boas práticas. Veja quais!

Os funcionários estão cada vez mais preocupados com a qualidade de vida no trabalho e, indo ao encontro desse assunto, os gestores estão de olho em boas práticas para melhorar o ambiente e a satisfação da equipe.

Neste sentido, é importante desenvolver ações e estratégias para garantir a qualidade de vida dos colaboradores no local de trabalho a fim de melhorar o bem-estar, a saúde e a segurança de todos. 

Como consequência, é possível ter profissionais mais motivados e engajados em sua atuação para alcançar os objetivos pessoais, do time e do negócio. Assim, a empresa como um todo atinge melhores resultados.

Por que investir em qualidade de vida no trabalho?

Vale lembrar que 9 em cada 10 profissionais brasileiros apresentam sintomas de ansiedade, segundo pesquisa da International Stress Management Association. E não é só isso: 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Só de observar estes números, já fica clara a importância de proporcionar ambientes de trabalho mais saudáveis. Afinal, os problemas de saúde decorrentes da atividade profissional só geram mais impactos negativos para as organizações, como faltas e ausências.

Isso sem contar que a empresa se torna mais suscetível à saída de funcionários desmotivados e insatisfeitos e tem maiores dificuldades para a contratação de novos profissionais. Conforme estudo do Manpower, inclusive, o bem-estar no trabalho ajuda a aumentar a atração de talentos em até 76%. 

Então, é preciso ir além de uma boa remuneração e dos benefícios concedidos aos funcionários para promover saúde, bem-estar e satisfação e evitar problemas de saúde.

Quais as vantagens da maior qualidade de vida no trabalho?

Como vimos acima, garantir as boas condições com respeito e valorização dos profissionais pode impulsionar a empresa. São inúmeros os benefícios das boas práticas na qualidade de vida no trabalho, como por exemplo:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Bom relacionamento na equipe e maior harmonia;
  • Maior comprometimento;
  • Maior eficiência e melhores resultados;
  • Redução de faltas e ausências por doenças;
  • Diminuição do absenteísmo;
  • Aumento da atração e retenção de talentos, com redução do turnover;
  • Melhoria na imagem da marca.

Além dessas vantagens para as empresas, os colaboradores também podem usufruir de maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, menor estresse e melhoria na comunicação com colegas e líderes. Outros impactos positivos são na possibilidade de desenvolvimento pessoal e nas oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Quais medidas implantar para aumentar a qualidade de vida?

No contexto apresentado, você, como gestor, deve estar se perguntando o que pode fazer para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Veja, então, 9 medidas relevantes:

1. Flexibilidade da jornada

A flexibilidade de horários e de dias de trabalho em casa já era uma demanda em crescimento. Com a pandemia do coronavírus, o home office se tornou uma necessidade e, segundo pesquisa da USP, 70% dos brasileiros gostariam de continuar trabalhando em casa.

Então, a flexibilidade é um ponto essencial para proporcionar um melhor bem-estar.

2. Valorização do trabalho 

É fundamental valorizar os funcionários no ambiente de trabalho para gerar maior comprometimento e esforço no cumprimento de metas organizacionais. 

Neste sentido, os gestores podem investir em vales, prêmios, brindes e recompensas aos colaboradores, incluindo bonificações que podem servir também para a capacitação profissional, como oferecer cursos e livros para a equipe.

3. Ações de integração

Seja para integrar novos funcionários ou para promover um melhor relacionamento, essas ações são importantes para estimular a integração. Neste caso, é possível criar eventos para ocasiões especiais e confraternizações para engajar e manter uma boa comunicação.

4. Ambiente saudável

Ter o ambiente saudável é fundamental para a qualidade de vida no trabalho. Afinal, nada melhor do que ter iluminação adequada, boa acústica, conforto térmico com temperatura do ar-condicionado agradável, estações de trabalho bem distribuídas e com bom espaço para organização, cadeiras ergonômicas, entre outros itens.

5. Limpeza e higienização de ambientes

Outro aspecto importante para manter o ambiente saudável é a limpeza e a higienização. Assim, é possível deixar os espaços de trabalhos adequados para a atuação profissional, além de promover a saúde de todos os envolvidos e a redução do risco de disseminação de doenças. O que é ainda mais importante em tempos de coronavírus.

Leia também: Serviço de higienização: entenda a importância e adequações no pós-pandemia

6. Pesquisas de satisfação

Para conhecer a felicidade dos colaboradores, é preciso criar uma pesquisa de satisfação para estudar o comportamento dos funcionários. A depender do resultado, é possível manter as práticas já usadas na empresa e adotar mudanças para fortalecer a qualidade de vida no trabalho.

Com a opinião dos profissionais levada em consideração, a tendência é de maior engajamento.

7. Restaurantes corporativos

Com a implementação de restaurantes corporativos na empresa, os gestores garantem uma alimentação adequada, com dieta balanceada, saudável e com acompanhamento nutricional, assim como ambientes modernos para a refeição.

Vale lembrar que mais de 50% dos brasileiros está acima do peso e quase 20% da população tem diagnóstico de obesidade, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.

Mas, com o restaurante corporativo, é possível aumentar a produtividade da equipe e diminuir o risco de problemas de saúde.

Saiba mais: Como a alimentação no local de trabalho promove a qualidade de vida nas empresas

8. Garantia de segurança

Um ponto relevante para a qualidade de vida no trabalho é a adoção de práticas de segurança para manter a proteção dos colaboradores. Com isso, é possível evitar roubos, furtos, crimes contra o patrimônio e riscos para as equipes. Este elemento é ainda mais importantes em empresas que são visadas e correm perigos, como instituições financeiras.

Veja também: 6 passos para melhorar a segurança corporativa

9. Campanhas de saúde e serviços de telemedicina

As empresas, mais do que nunca, precisam e devem realizar programas e campanhas de saúde para apoiar os colaboradores em suas necessidades de prevenção e de cuidados médicos. Um estudo do Data Popular, inclusive, mostra que 6 em cada 10 brasileiros só vão ao médico quando já estão doentes.

Ou seja, é necessário evitar que os colaboradores cheguem a este nível. Para tanto, algumas ações podem ser tomadas, como:

  • Campanhas de orientação nutricional;
  • Palestras, treinamentos e webinars sobre a importância da prevenção;
  • Massagens no trabalho;
  • Ginástica laboral;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Programas de saúde mental: 80% das empresas pretendem investir mais nesse tipo de serviço, segundo pesquisa da Wellable;
  • Serviços de telemedicina: inclusive, a Resolv iniciou parceria com a Conexa Saúde para que os funcionários possam fazer de forma gratuita consultas, solicitar exames, realizar análises de resultados etc., no próprio local de trabalho e por consulta online. 

É importante destacar que os serviços de telemedicina geram muitos benefícios para os funcionários, como por exemplo:

  • Otimizar o tempo dos colaboradores com a realização das consultas online;
  • Promover acesso fácil e ágil a qualquer hora e em qualquer lugar;
  • Facilitar a troca de informações com os médicos;
  • Garantir rapidez no atendimento, diagnóstico e tratamento;
  • Ter total segurança nos dados dos pacientes gerados em exames;
  • Realizar diagnóstico precoce;
  • Ser atendido quando precisar e com proteção adequada, evitando ir a hospitais e instituições de saúde, o que é essencial no contexto de coronavírus, 

Conheça a Resolv

Com mais de 6 mil colaboradores, a Resolv preza pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam em nossa companhia. Acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para prestar um serviço de qualidade para os nossos clientes. É por isso que nos orgulhamos de ser pessoas cuidando de pessoas. 

Assim, promovemos a qualidade de vida no trabalho para nossos funcionários e nossos clientes.

Há mais de 20 anos no mercado, atuamos com serviços de facilities (higienização e desinfecção de ambientes), segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos). Tudo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores do seu negócio.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais detalhes dos nossos serviços.

Higiene e limpeza industrial: como funciona e sua importância para o consumidor
Sabe como fazer a higiene e limpeza industrial corretamente para garantir a saúde de colaboradores?
Saiba mais
Limpeza de shopping no pós-pandemia: conheça as novas regras
Com a flexibilização da quarentena, conheça as novas práticas de limpeza de shopping
Saiba mais
Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes
Os serviços de esterilização, higienização, sanitização e desinfecção de ambiente possuem diferenças
Saiba mais