Pós-quarentena: como adequar o serviço de limpeza de empresas e indústrias

Garantir a higienização de ambientes, produtos e equipamentos é essencial no novo normal. Veja como

A pandemia do coronavírus mudou profundamente a forma como o serviço de limpeza é feito em empresas de todos os portes e segmentos, inclusive em indústrias. E tais impactos e novos protocolos de higienização vão persistir por muito tempo no pós-quarentena, no chamado “novo normal”.

Afinal, para a retomada da economia, reabertura do comércio e empresas, todos deverão se adequar a fim de minimizar o risco de contaminação e evitar a propagação do vírus. 

Assim, é possível diminuir a chance de ocorrer um novo surto da doença e garantir a saúde, segurança e bem-estar de funcionários, fornecedores, clientes e outros. De acordo com estudo da Deloitte, mais de 40% dos profissionais consideram a segurança como sua principal prioridade.

Vale destacar que, apesar do momento ainda ser de transição do home office para a volta ao escritório, as empresas já devem se preparar para receber os colaboradores, prestadores de serviço e os consumidores. Segundo pesquisa da McKinsey, cerca de 80% dos profissionais devem retornar ao local de trabalho até dezembro.

Como fazer o serviço de limpeza nas empresas

Neste cenário do “novo normal”, a preocupação é crescente com a higienização individual de todos os envolvidos nas rotinas de negócio. Do mesmo modo, os gestores devem reforçar a limpeza e higienização de todos os ambientes, bem como de produtos fabricados, insumos, mobiliário e equipamentos usados pelos profissionais. 

Assim, a limpeza se tornou o carro chefe para combater a Covid-19 e promover um ambiente de trabalho saudável no presente e no futuro. Com isso, as empresas precisam investir nos corretos procedimentos, equipamentos de proteção e produtos de higienização.

Mas quais os principais cuidados que as organizações devem ter com o serviço de limpeza no pós-quarentena? Tudo começa com a limpeza eficiente do chão e das paredes. Os próximos passos vamos mostrar a seguir!

- Superfícies de contato comum

As maçanetas, corrimãos, saboneteiras, torneiras, interruptores de luz e outras superfícies de contato comum devem receber atenção especial da equipe de limpeza. Isso porque podem ser fonte de propagação do vírus e, rapidamente, transmitir a Covid-19 para outros colaboradores da empresa.

Em indústrias, é fundamental ficar atento também aos maquinários que são manuseados por diversos profissionais.

- Limpeza mais frequente e minuciosa 

Ambientes com grande circulação de pessoas, como hall de entrada de empresas, elevadores, salas comerciais, restaurantes corporativos e outros, ou de uso rotineiro, como banheiros, também precisam de serviço de limpeza com maior frequência. 

Vale a pena elaborar um cronograma detalhado com um número maior de vezes para a higienização completa de tais locais.

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- Estações de trabalho 

As estações de trabalho necessitam de limpeza na superfície dos mobiliários e nos equipamentos eletrônicos em contato com os colaboradores, como computadores, monitores, teclados, mouses, fones de ouvido e outros.

Já, para indústrias, os postos de trabalho incluem também toda a linha de produção e operação industrial, como mesas de montagem, acabamento e empacotamento, centro de trabalho de corte, almoxarifado, expedição, bancadas, entre outros. Para garantir a higienização adequada destes locais, o serviço de limpeza é essencial.

- EPIs e protocolos apropriados

Não basta apenas fortalecer os serviços de limpeza e higienização e ter os cuidados listados acima. É imprescindível que a equipe responsável atue com os equipamentos de proteção individual, como botas, luvas, viseiras e vestimentas, para que não se contaminem no processo.

Vale lembrar que os EPIs devem ser removidos com cuidado e destinados corretamente de acordo com sua classe. Há equipamentos que podem ser higienizados e armazenados para reuso, como óculos protetores e protetores faciais. Já outros devem ser colocados dentro de sacos separados e bem fechados, identificados como resíduos infectantes e enviados para descarte.

Os profissionais também devem fazer a limpeza com produtos recomendados pelos órgãos reguladores. A Anvisa sugere o uso de álcool líquido a 70% e saneantes como desinfetantes comuns, solução diluída de água sanitária, alvejantes, sabão em pó e outros para eliminar as bactérias e vírus.

- Serviço de limpeza realizado por empresa profissional

Com tantos detalhes e meandros e sendo uma atividade tão essencial para a retomada de empresas e indústrias, o serviço de limpeza realizado por uma equipe profissional pode ser um grande diferencial.

Afinal, o parceiro especializado está pronto para atender a todos os requisitos e está em constante capacitação da equipe de limpeza responsável por deixar sua empresa totalmente higienizada.

Outras dicas para retomada dos serviços

Além de todas as medidas de limpeza, as empresas também precisam revisar e ajustar outras questões e estratégias para evitar a contaminação.

Reformulação de espaços: as bancadas deverão ter um distanciamento maior entre as unidades de trabalho. Outra boa prática é separar cada espaço com divisória, eliminando as mesas coletivas e os escritórios abertos. Portas e corredores mais amplos também ajudam a diminuir o contato.

Adoção de turnos: para evitar a aglomeração e o excesso de funcionários ao mesmo tempo, é possível implementar um esquema de escalas ou turnos de trabalho. Ter flexibilidade com uma parte da rotina semanal dos funcionários em home office também colabora neste sentido.

Verificação de temperatura: 75% das empresas dizem que já fazem ou planejam fazer a medição de temperatura dos colaboradores para garantir que só entrem na organização quem estiver sem sintomas de febre.

Conscientização e comunicação: as empresas devem incentivar os funcionários a lavarem as mãos regularmente, além de instalar dispensers e mantê-los abastecidos de álcool em gel.

Distanciamento social: independentemente do ambiente da empresa, é essencial manter o distanciamento e sinalizar a distância entre as pessoas, além de reduzir a capacidade de locais como o elevador e as salas de reunião.

Recepção das empresas: é importante também estabelecer novos locais externos nas empresas, com bancadas para lavar as mãos, espaços para higienização de calçados e totens com álcool em gel, máscaras e luvas.

Importância do serviço de limpeza e das medidas pós-quarentena

Após conhecer todas essas mudanças necessárias na rotina do novo normal, as empresas e indústrias devem, mais do que nunca, tratar o serviço de limpeza como um investimento e não apenas uma despesa.

Até porque é preciso ter a consciência da importância do serviço de limpeza para se adaptar no pós-quarentena e aumentar o bem-estar e a produtividade de todos na organização.

Vale destacar que as empresas que não se adequarem podem expor os funcionários ao risco e também sofrerem rejeição dos consumidores, que cada vez mais irão questionar e avaliar as marcas que não seguem as recomendações sanitárias.

Como promover o melhor serviço de limpeza na sua empresa

Para ter o melhor serviço de limpeza e que realize todos os processos mencionados corretamente, é fundamental contar com uma empresa especializada, com conhecimento aprofundado e experiência no assunto.

Com mais de 20 anos no mercado, a Resolv atua com serviços de facilities (higienização e desinfecção de ambientes), segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos). 

Com mais de 6 mil colaboradores e presentes em mais de 200 cidades, prezamos pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam em nossa companhia. Acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para oferecer um serviço de qualidade e excelência. 

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas e tenha o melhor serviço de limpeza e higienização para sua empresa!

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