Higiene e limpeza industrial: como funciona e sua importância para o consumidor

Sabe como fazer a higiene e limpeza industrial corretamente para garantir a saúde de colaboradores?

Muito se fala sobre a necessidade de higienização das empresas e, com as indústrias e fábricas, não deve ser diferente. Por isso, as práticas de higiene e limpeza industrial devem ser adotadas por todas as organizações do setor a fim de garantir a segurança, a saúde e o bem-estar de colaboradores e clientes.

Até porque as indústrias são responsáveis pela produção de mercadorias de diversos tipos para os consumidores. O que engloba desde eletrodomésticos e vestuário até alimentos. Então, é fundamental eliminar qualquer tipo de microrganismo que possa causar a contaminação dos produtos.

Imagine só, por exemplo, o risco de uma roupa conter traços ou vestígios de algum vírus que, ao entrar em contato com a pele, provoque uma alergia ou infecção. E não vamos ficar só no campo hipotético, não. Uma pesquisa feita pela Faculdade Devry Metrocamp encontrou 250 bactérias resistentes em roupas íntimas novas.

Na indústria alimentícia, então, o perigo é ainda maior. Afinal, os alimentos contaminados por bactérias, fungos e vírus podem causar diversas doenças nas pessoas. E isso vale não só para produtos frescos, mas também para os itens industrializados. Leites, ketchup, massas e outros itens já viraram notícia em casos de contaminação.

Dessa maneira, o setor de fábricas alimentícias tem uma fiscalização mais rigorosa da Vigilância Sanitária. Inclusive, há um guia de boas práticas de fabricação da Anvisa com todos os procedimentos sanitários para garantir a higiene no preparo, armazenamento, transporte e comercialização de alimentos e bebidas.

Todos estes pontos de higiene e limpeza industrial são ainda mais relevantes no cenário atual em que nos encontramos com a pandemia do coronavírus. Isso reforça a exigência de todos os cuidados na desinfecção dos locais.

Para ajudar nestes processos na sua fábrica, vamos explicar como funciona a limpeza industrial, quais os principais tipos e os benefícios. Vamos lá!

Importância da higiene e limpeza industrial

O primeiro ponto que ressalta a importância do serviço já citamos logo acima que é a segurança e a saúde dos consumidores. Mas não é só para os clientes que a higienização correta deve ser feita. Os colaboradores da empresa também devem usufruir dessa limpeza.

Até porque nada melhor do que trabalhar na parte administrativa ou na linha de produção da fábrica, com pisos, superfícies e equipamentos limpos. Com o ambiente mais agradável no trabalho, é possível promover o conforto, bem-estar e qualidade de vida da equipe.

Outro fator a ser destacado neste cenário é a conservação do maquinário, que, sem a limpeza adequada, poderá perder eficiência, além de ter desgaste prematuro. O que traz mais gastos com consertos para os gestores da indústria e prejuízos com menor performance e interrupções na produção.

Ou seja, como resultado, um processo de higiene e limpeza industrial aplicado de forma adequada gera diversos benefícios, como:

  • Garantir o comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços;
  • Evitar a proliferação de microrganismos que contaminam pessoas e produtos;
  • Preservar e conservar o ambiente de trabalho;
  • Aumentar a satisfação, a produtividade e a motivação dos colaboradores;
  • Melhorar a confiança e o relacionamento com clientes e fornecedores ao tornar o ambiente limpo e higienizado;
  • Manter as máquinas funcionando plenamente e prolongar sua durabilidade;
  • Atender às legislações vigentes para limpeza e desinfecção de ambientes;
  • Promover a segurança de todos os envolvidos nos processos industriais.

Leia também: Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes

Como funciona a higiene e limpeza industrial na prática?

Depois de entender a relevância dos serviços para a imagem da organização, vamos ver como fazer a higiene e limpeza industrial na sua empresa. 

Análise das necessidades: antes de saber quais os equipamentos, produtos e quantos profissionais de limpeza necessários, você precisa conhecer tudo o que a empresa demanda em termos de higiene e limpeza. Assim, é possível definir os itens anteriores, escolher os tipos de serviço que devem ser implementados e como se adequar às legislações.

Algumas das operações mais comuns são higiene e limpeza de:

  • Coletores de poeira;
  • Tanques e silos;
  • Tetos, paredes, pisos, janelas e balcões;
  • Salas de escritório e reunião;
  • Banheiros;
  • Dutos, sistemas de ventilação, torres de resfriamentos e unidades de tratamento de ar;
  • Equipamentos e utensílios de produção, entre outros.

Uso dos produtos corretos: com as demandas em mãos, o gestor pode viabilizar a aquisição dos produtos apropriados para os processos de limpeza e higienização. Afinal, cada superfície e maquinário exige produtos específicos para remover sujeira e eliminar os microrganismos, com agentes saneantes e químicos devidamente preparados. 

Vale lembrar que, se você não tiver feito o mapeamento anterior, corre-se o risco de comprar produtos que não vão resolver a questão.

Criação de um cronograma de atividades: com a definição dos serviços necessários, é possível também estabelecer o planejamento de atividades diárias ou semanais, quais os profissionais responsáveis, quais são as áreas críticas e precisam de maior atenção.

Equipamentos de proteção individual: nos serviços, também é importante que os profissionais usem os EPIs indispensáveis, como óculos, luvas, botas e outros adequados para cada tipo de atividade.

Principais técnicas usadas nos processos de higiene e limpeza

Aqui vai outro ponto importante que os gestores da indústria precisam conhecer na hora de decidir qual o tipo de serviço adequado às suas necessidades. Por isso, listamos algumas técnicas utilizadas:

- Hidrojateamento

Este processo usa água a baixa, média e alta pressão com o objetivo de remover além das sujeiras comuns, acabando com incrustações, óleos, resíduos líquidos ou pastosos nos ambientes industriais. Pode ser aplicado na lavagem de pisos, fachadas, tanques, caixas de gordura e para desobstrução de dutos por exemplo.

Os resíduos líquidos gerados são retirados por aspiradores de alta potência. Com isso, é preciso realizar o descarte desses resíduos corretamente.

- Espaços confinados e altura

Este serviço de higiene e limpeza de indústrias consiste em locais de difícil acesso, como fachadas, telhados, reservatórios, tanques subterrâneos etc. Para esses processo, é fundamental ter equipamentos de segurança apropriados, como cordas, ganchos, cinturões e capacete para a atividade em altura.

- Tratamento e impermeabilização de pisos

Esta prática ajuda a evitar que resíduos e substâncias, como óleos, graxas, tintas, solventes e outros entrem no piso. Para isso, é comum a aplicação de selantes e impermeabilizantes. Como resultado, é possível aumentar a vida útil do piso e diminuir os custos de manutenção desse tipo de superfície.

Leia também: Pós-quarentena: como adequar o serviço de limpeza de empresas e indústrias

Como melhorar a higiene e limpeza industrial em tempos de pandemia

Vale destacar também que todos esses processos e práticas precisam ser adaptados ao cenário atual de pandemia do coronavírus. O que exige uma recorrência maior nos serviços, assim como o uso de produtos que eliminem realmente os agentes contaminantes.

Inclusive, é preciso ficar atento. A Anvisa já cancelou 77 produtos de limpeza neste ano por afirmarem ter uma ação desinfetante, mas não contarem com o registro obrigatório para esta finalidade.

Assim, para minimizar o risco de contaminação do vírus e proliferação da Covid-19, é preciso uma higienização cuidadosa e eficiente dos equipamentos e maquinário, pisos, superfícies e estações de trabalho, garantindo mais segurança aos colaboradores.

Até porque o coronavírus pode sobreviver por dias em superfícies de diferentes materiais, como plástico, metal, vidro e tecido. Logo, é fundamental que a equipe de limpeza conte com EPIs e protocolos adequados para promover a desinfecção completa.

Para assegurar tais resultados, uma empresa profissional pode ser uma ótima opção para o controle de higiene e limpeza na indústria. Segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), com a pandemia, houve uma alta demanda pela prestação de serviços especializados.

Por que contratar um serviço especializado?

Com tantas técnicas, regras, procedimentos de segurança, produtos a serem usados e diversidade de serviços, é importante que sua empresa contrate um parceiro especializado em higiene e limpeza industrial.

Com ampla experiência no ramo, a Resolv atua com serviços de facilities (higienização e desinfecção de ambientes), segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos).  

Com nossa solução de facilities, contamos com profissionais treinados e com capacitação técnica e realizamos projetos sob medida para cada necessidade. Assim, é possível garantir o máximo de qualidade e produtividade nos serviços de limpeza de indústrias. 

Entre em contato conosco agora mesmo e garanta a melhor limpeza na sua indústria.

Limpeza de shopping no pós-pandemia: conheça as novas regras
Com a flexibilização da quarentena, conheça as novas práticas de limpeza de shopping
Saiba mais
Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes
Os serviços de esterilização, higienização, sanitização e desinfecção de ambiente possuem diferenças
Saiba mais
Restaurante corporativo: como se adaptar ao novo normal
Como o restaurante corporativo da sua empresa deve se adequar às mudanças para o pós-pandemia?
Saiba mais