6 boas práticas de higiene e desinfecção industrial em usinas

Uma higiene e desinfecção industrial eficiente é fundamental para garantir a conservação das usinas.

Uma das etapas mais importantes dentro das usinas é cuidar da higiene e desinfecção industrial. Isso porque, com esse processo, pode-se certificar de que todos os equipamentos estão limpos e não há qualquer chance de contaminação.

Leia mais: Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes

Em usinas nas quais são fabricados açúcar e álcool, por exemplo, essa atividade é ainda mais importante, pois evita que os instrumentos e equipamentos utilizados nos processos produtivos não tenham resíduos que prejudiquem a qualidade dos produtos finais.

Mas como garantir que todas as ferramentas utilizadas estejam em plenas condições para a utilização? Para resolver essa questão, reunimos seis dicas essenciais para todas as usinas. 

6 dicas para ter sucesso na higiene e desinfecção industrial

Atenção na área agrícola

Caminhões, cortadores de cana e tratores são alguns dos exemplos dos maquinários que devem passar por uma limpeza cuidadosa. 

Essenciais para a produção agrícola, eles podem ser limpos com a utilização de produtos químicos qualificados para possibilitar um maior tempo de vida útil.

Cuidados reforçados com a área industrial

Todos os mecanismos presentes na etapa de produção, como moenda e destilaria, têm a necessidade de serem observados com atenção para assegurar que a higiene e desinfecção industrial seja feita da melhor forma.

O uso de insumos, como os solventes, é primordial para promover a remoção de elementos como óleos, que, na maioria das vezes, estão presentes nos aparelhos.

Capricho na pré-lavagem

Antes de iniciar processos mais minuciosos, é necessário fazer a chamada pré-lavagem.

Essa etapa consiste na utilização de jatos de água em três condições: fria, quente e a vapor. Tal combinação facilita o processo de redução da população microrgânica por meio da diluição de resíduos.

Dessa maneira, pode-se eliminar consideravelmente as sujeiras e resíduos que aderiram aos equipamentos e, dessa maneira, elevar o nível da higiene e desinfecção industrial.

Veja também: Higiene e limpeza industrial: como funciona e sua importância para o consumidor

Utilização de produtos

Os materiais adequados são de grande valor quando se fala na higienização de uma usina. Os detergentes, por exemplo, são ferramentas fundamentais para se alcançar o objetivo pretendido.

Portanto, deve-se atentar às características químicas desses produtos e itens, de modo a encontrar os mais efetivos e capazes de retirar resquícios indesejados. Opções não corrosivas e atóxicas, por exemplo, são as ideais para evitar danificações.

Foco na remoção de resíduos

Para o início da operação de higiene e desinfecção, é indispensável ater-se a retirada de qualquer material sólido presente nos maquinários. 

Elementos gasosos ou líquidos também devem ser separados, retirados e transportados corretamente nessa fase do procedimento. Isso porque muitos desses materiais presentes nas usinas podem prejudicar o meio ambiente, caso sejam derramados, eliminados incorretamente ou destinados para locais inadequados.

Leia também: Como funciona o transporte de resíduos industriais em usinas

Lembre-se de desinfectar os locais de armazenamento

Os espaços em que são guardados todos os elementos produzidos pela usina devem passar por uma higienização recorrente. 

Para isso, é necessário seguir à risca o planejamento do serviço para evitar qualquer problema, garantir que os ambientes de armazenamento fiquem livres de microrganismos e prontos para receber tanto os insumos das usinas, como também os produtos finais.

Conte com uma empresa especializada na higiene e desinfecção industrial

Para promover a melhor higiene e desinfecção industrial possível, é indispensável contar com a parceria de uma empresa que já tem experiência em oferecer serviços de facilities, como a Resolv.

Há 25 anos no mercado de higienização e desinfecção de ambientes, sabemos como atender os clientes de maneira eficiente, garantindo a conservação correta de ambientes e equipamentos, viabilizando a redução de custos e o aumento da produtividade nas usinas. 

Atuamos com o desenvolvimento de projetos personalizados de acordo com as necessidades da sua usina, com soluções que cabem dentro do seu orçamento.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a ter o melhor serviço do mercado à disposição? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

Terceirização de limpeza: saiba como reduzir custos
A terceirização de serviços é uma estratégia para manter a qualidade das operações de um negócio.
Saiba mais
Acessibilidade nas empresas: conheça 5 práticas essenciais para PcD
Como melhorar a acessibilidade nas empresas para PcD? Saiba como oferecer as melhores condições!
Saiba mais
Desinfecção de superfícies: 5 motivos para investir em treinamento da equipe
Saiba como o treinamento da equipe pode alcançar melhores resultados na desinfecção de superfícies
Saiba mais