Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes

Os serviços de esterilização, higienização, sanitização e desinfecção de ambiente possuem diferenças

O assunto de limpeza e desinfecção de ambientes está mais em alta do que nunca devido às necessidades das empresas para garantir a saúde e segurança dos colaboradores e minimizar o risco da Covid-19. Mas será que as organizações estão prontas para realizar esses serviços?

As empresas dos mais diversos ramos, incluindo indústrias, shoppings, prédios comerciais, varejistas, supermercados, comércio e outros, estão mais preocupadas com a questão da limpeza. Isso ocorre por causa da pandemia do coronavírus, do risco de contágio e de disseminação da doença.

Vale lembrar que os negócios estão em processo de reabertura e retomada gradual. Então, este é o momento de cuidados redobrados para promover a higienização correta dos ambientes, empresas e locais de trabalho, evitando a propagação do vírus.

Segundo pesquisa da PwC, mais de 70% dos diretores financeiros se sentem muito confiantes de que podem atender às expectativas de segurança dos clientes e funcionários.

Quais medidas adotar para garantir a segurança dos colaboradores?

Em primeiro lugar, obviamente, as organizações precisam ajustar os serviços de limpeza e desinfecção de ambientes para lidar com a situação atual do coronavírus e do pós-pandemia.

Além disso, para assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários, 75% das empresas já mapearam os profissionais que estão no grupo de risco, mostra estudo da consultoria Mercer.

Outras medidas tomadas são o horário flexível e o revezamento de equipes no retorno aos escritórios; readequação dos espaços corporativos, com distanciamento entre as estações de trabalho e limite de pessoas em sala de reunião; e a continuidade do trabalho remoto.

Até, por isso, 73% dos negócios planejam permitir o home office de modo mais frequente, de acordo com dados da Robert Walters.

Entre as diferentes iniciativas citadas acimas, vamos abordar hoje os serviços de limpeza e desinfecção de ambientes. Confira a seguir!

Como funcionam os diferentes tipos de serviços de limpeza?

Neste contexto de intensificação das atividades de higienização nas empresas, muitos gestores não sabem as diferenças entre os diversos tipos de serviços do setor. O que entender por exemplo de esterilização, higienização, sanitização, limpeza e desinfecção de ambientes?

São termos, muitas vezes, tratados como sinônimos, mas que possuem significados distintos. Afinal, uma simples limpeza está a uma distância muito grande de técnicas especializadas de esterilização. 

Mas, com a crise sanitária atual e de momentos anteriores como na época do H1N1, ressurge o debate acerca de quais serviços são mais eficientes e eliminam os microorganismos mais resistentes. Para facilitar a compreensão, vamos destrinchar esses conceitos.

Leia também: Pós-quarentena: como adequar o serviço de limpeza de empresas e indústrias

Limpeza

O processo de limpeza é o serviço mais básico de assepsia e serve para remoção de sujeiras de superfícies, como a poeira que causa rinite e crises respiratórias. 

Geralmente, são usados um limpador geral como sabão, sabonete ou detergente, água e um acessório de esfregação. A depender do produto químico empregado, a eficiência da limpeza pode reduzir em até 90% os microrganismos. O que já contribui para eliminar muitos vírus e bactérias.

Desinfecção

Trata-se do segundo passo do processo de eliminação de microrganismos. Assim, com a aplicação de produtos desinfetantes de uso geral, como álcool 70% e outros desinfetantes, é possível acabar com até 95% dos germes, bactérias e vírus, como o responsável pela Covid-19.

Na Resolv, por exemplo, nossos serviços usam uma solução aquosa de ozônio para garantir a desinfecção completa de ambientes e superfícies. Vale destacar que o ozônio tem propriedades que produzem alta eficácia contra diversos organismos patogênicos. Assim, a solução aquosa pode ser utilizada para assegurar a assepsia correta.

Este tipo de limpeza é especialmente indicado para hospitais, restaurantes, shoppings e locais com grande circulação de pessoas.

Higienização

A higienização é o processo envolvendo a limpeza seguida da desinfecção. Ou seja, primeiro, são retiradas as sujeiras do ambientes e, depois, é empregado o produto para realizar a desinfecção.

Sanitização

Este serviço é normalmente aplicado nas indústrias alimentícias, já que prevê o uso de produtos sanitizantes específicos. Seu objetivo é eliminar os componentes microbiológicos a níveis mais seguros de acordo com as normas das autoridades sanitárias. 

No entanto, a sanitização não é feita no dia a dia, pois possui regras e cronogramas diferentes de realização.

Esterilização

Por fim, a esterilização é responsável pela eliminação total de vírus e bactérias. Para isso, são utilizados processos físicos ou químicos mais potentes e restritos. Tal procedimento tem etapas específicas, materiais e equipamentos próprios.

Esse serviço é comumente usado para hospitais, principalmente salas cirúrgicas, consultórios, salões de beleza e lugares que tenham o risco de infecção.

Qual tipo de serviço sua empresa precisa?

Como visto, os diferentes tipos de serviços ajudam na conservação do patrimônio e remoção de sujeiras, na melhora da estética do ambiente e, principalmente, na garantia da saúde e bem-estar de todos os colaboradores.

Porém, para fazer os processos corretamente, é preciso saber os produtos, técnicas, equipamentos de proteção individual e periodicidade adequados. Assim, é possível promover a eliminação dos microrganismos com eficiência e seguir os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para limpeza e desinfecção.

Para as empresas em geral, ambientes corporativos, indústrias, shoppings, entre outros, é recomendado o processo de higienização, ou seja, a limpeza seguida de desinfecção. Já, para hospitais, é indicada uma maior frequência de higienização, assim como a esterilização de determinados ambientes.

Conte com parceiro especializado em limpeza e desinfecção de ambientes

Fica claro que a tarefa de limpeza e desinfecção de ambientes é um tanto complexa e, por isso, uma empresa terceirizada pode ajudar e muito na prestação desses serviços.

Os parceiros especializados contam com equipes treinadas e capacitadas, com amplo conhecimento dos procedimentos e uso correto dos produtos utilizados. Como resultado, as empresas obtêm diversos benefícios, como:

  • Maior eficiência, agilidade e qualidade na realização dos serviços;
  • Disponibilidade total de profissionais;
  • Aumento de produtividade;
  • Redução de custos;
  • Maior foco no negócio principal da empresa.

Conheça a Resolv

A Revolv está há mais de 20 anos no mercado de facilities (higienização e desinfecção de ambientes), segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos).

Com mais de 6 mil colaboradores, a empresa preza pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam na companhia.

A Resolv acredita que a valorização das pessoas é o melhor caminho para um serviço de qualidade. 

Temos soluções de facilities especialmente desenvolvidas para a realidade da sua empresa. Assim, viabilizamos projetos, independentemente do tamanho e do segmento de atuação do seu negócio.

Entre em contato com nossos especialistas e tenha o melhor serviço de limpeza e desinfecção de ambientes!

Higiene e limpeza industrial: como funciona e sua importância para o consumidor
Sabe como fazer a higiene e limpeza industrial corretamente para garantir a saúde de colaboradores?
Saiba mais
Limpeza de shopping no pós-pandemia: conheça as novas regras
Com a flexibilização da quarentena, conheça as novas práticas de limpeza de shopping
Saiba mais
Restaurante corporativo: como se adaptar ao novo normal
Como o restaurante corporativo da sua empresa deve se adequar às mudanças para o pós-pandemia?
Saiba mais