Como funciona a limpeza de hospitais em tempos de pandemia

Conheça as novas práticas e as recomendações para a limpeza de hospitais no combate ao coronavírus

A pandemia causada pelo coronavírus provocou uma série de recomendações na limpeza de hospitais para diminuir ao máximo a proliferação do vírus.

Além disso, com a falta de medicação e de vacina contra a doença, a desinfecção e a higienização, por enquanto, se tornam ainda mais importantes para as instituições de saúde no combate à COVID-19.

Por isso, diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com as principais medidas de segurança sobre limpeza de hospitais em tempos de pandemia. Boa leitura!

Entenda como funciona a limpeza de hospitais atualmente

Os profissionais responsáveis pelos serviços de limpeza de hospitais devem seguir uma série de boas práticas para garantir que o coronavírus não seja proliferado.

Vale lembrar que a higienização profissional sempre tomou todas as medidas para a correta desinfecção dos ambientes, ainda mais nas instituições de saúde com processos e procedimentos mais cuidadosos.

Desta maneira, além da correta utilização dos equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, botas e macacões, os profissionais devem seguir algumas novas práticas. Confira:

  • Desinfecção de superfícies e ambientes com maior frequência
  • Higienização das mãos com maior frequência, de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde
  • Coleta de resíduos realizada mais vezes durante os períodos

Leia também: 4 pontos importantes para fazer a gestão de facilities em hospitais durante a pandemia

Novas recomendações de limpeza de hospitais pautadas na ciência

Ainda é válido pontuar que essas novas recomendações foram idealizadas de acordo com as principais pesquisas sobre a COVID-19.

Nesse sentido, de acordo com estudo do The New England Journal of Medicine, o coronavírus permanece por períodos mais longos em superfícies e sobrevive até 72 horas em materiais como plásticos, aço inoxidável, vidro e madeira, por exemplo.

Desta maneira, o tempo de sobrevivência do vírus fez com que fossem adotadas novas recomendações para limpeza de hospital, como a maior frequência de higienização e desinfecção de ambientes e superfícies.

Leia mais: Serviço de higienização: entenda a importância e adequações no pós-pandemia

Recomendação da ANVISA

Para reforçar ainda mais os serviços de limpeza de hospitais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) editou a Nota Técnica nº 4/2020, com medidas de prevenção e controle de infecção que devem ser implementadas pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão do SARS-CoV-2.

Nesta nota, a ANVISA reforçou a necessidade de intensificação da limpeza e desinfecção de objetos e superfícies, principalmente as de maior contato, como maçanetas, interruptores de luz, corrimões e botões dos elevadores, por exemplo.

Além disso, a agência ainda recomenda a higienização e desinfecção de equipamentos e produtos para saúde que tenham sido utilizados na assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Leia mais: Desinfecção de ambientes e superfícies - Combate ao Covid-19

Contrate os serviços de limpeza de hospital de uma empresa sólida e com experiência

Para garantir a limpeza de hospital, de acordo com as novas recomendações, é importante contar com uma empresa sólida e com experiência em serviço de higienização.

A Resolv está há mais de 20 anos no mercado de facilities, com serviços de facilities (higienização e desinfecção de ambientes), segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos). 

Com mais de 6 mil colaboradores, prezamos pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam em nossa companhia. Acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para um serviço de qualidade. É por isso que nos orgulhamos de ser pessoas cuidando de pessoas. 

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha o melhor serviço de limpeza e higienização para sua empresa!

 

Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes
Os serviços de esterilização, higienização, sanitização e desinfecção de ambiente possuem diferenças
Saiba mais
Restaurante corporativo: como se adaptar ao novo normal
Como o restaurante corporativo da sua empresa deve se adequar às mudanças para o pós-pandemia?
Saiba mais
Pós-quarentena: como adequar o serviço de limpeza de empresas e indústrias
Garantir a higienização de ambientes, produtos e equipamentos é essencial no novo normal. Veja como
Saiba mais