4 pontos importantes para fazer a gestão de facilities em hospitais durante a pandemia

Conheça as novas práticas sobre gestão de facilities para garantir a desinfecção de hospitais

A gestão de facilities é fundamental para instituições de saúde, principalmente neste período em que o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus. Para isso, é preciso revisar e adequar novos processos e procedimentos para conter a disseminação do vírus, e a proliferação da doença.

Vale lembrar que o vírus da COVID-19 pode ser disseminado facilmente por meio de contatos humanos, pelo ar ou até pelo toque em objetos contaminados.

Além disso, segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), o coronavírus pode sobreviver até três dias em determinadas superfícies, como o aço e o plástico.

Diante deste cenário, confira como realizar a gestão de facilities em hospitais durante a pandemia.

Conheça 4 dicas para gestão de facilities em hospitais em tempos de COVID-19

  • Desinfecção de ambientes

Um dos primeiros e principais itens de gestão de facilities em hospitais que merece atenção é a higienização e desinfecção de ambientes.

A equipe responsável pela higienização, além de utilizar os equipamentos de proteção individual como luvas e máscaras, deve reforçar a desinfecção com produtos específicos, de acordo com a orientação e especificações dos órgãos responsáveis.

É preciso também cuidados especiais com sistemas de ventilação como ar condicionado, por exemplo, que pode ser um grande proliferador do coronavírus. Por isso, a desinfecção desse tipo de equipamento deve ser ainda mais cuidadosa e frequente.

  • Higienizações concorrente e terminal das unidades

A higienização concorrente é a higienização diária de ambientes como a unidade onde o  paciente se encontra, enfermarias, corredores, saguão, áreas administrativas e sanitários. 

Já a higienização terminal é o processo de higienização em todas as superfícies horizontais e verticais de uma instituição de saúde, como por exemplo, paredes, vidros, janelas e portas.

Nesse sentido, os profissionais responsáveis por essa desinfecção devem ter ainda mais atenção e reforço nos treinamentos sobre os pontos de maiores contatos de pessoas como maçanetas, janelas, paredes, interruptores e controle remoto, por exemplo.

Desta maneira, esses locais devem ser higienizados mais vezes durante o dia para evitar o contágio do coronavírus.

  • Coleta de resíduos e de enxoval

A gestão de facilities em hospitais também engloba boas práticas no que se refere a coleta de resíduos e de enxoval. Para isso, é importante seguir a legislação, mas com atenção à rota suja para evitar ao máximo a movimentação de resíduos e do enxoval sujo e assim diminuir a probabilidade de disseminação de partículas.

  • Segurança e controle de acesso

Em conjunto com a equipe de gestão de facilities, a administração do hospital precisa adequar os novos protocolos de segurança para acesso dos visitantes e acompanhantes, como higienização dos calçados e aferição da temperatura, por exemplo, incluindo o uso de máscara e luvas durante as visitas.

Leia também: Desinfecção de ambientes e superfícies - Combate ao Covid-19

Conte com a Resolv para reforçar as boas práticas sobre gestão de facilities em seu hospital

Para garantir que todas essas práticas sejam cumpridas, é importante contar com uma empresa sólida e treinada para implementar os novos protocolos sobre gestão de facilities em hospitais para evitar a disseminação do coronavírus.

Nesse sentido, a Resolv está há mais de 20 anos no mercado de facilities, com serviços de higienização e desinfecção de ambientes, segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos). 

Com mais de 6 mil colaboradores, prezamos pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam em nossa companhia. Acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para um serviço de qualidade. É por isso que nos orgulhamos de ser pessoas cuidando de pessoas. 

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor gestão de facilities para o seu hospital!

Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes
Os serviços de esterilização, higienização, sanitização e desinfecção de ambiente possuem diferenças
Saiba mais
Restaurante corporativo: como se adaptar ao novo normal
Como o restaurante corporativo da sua empresa deve se adequar às mudanças para o pós-pandemia?
Saiba mais
Pós-quarentena: como adequar o serviço de limpeza de empresas e indústrias
Garantir a higienização de ambientes, produtos e equipamentos é essencial no novo normal. Veja como
Saiba mais