7 cuidados para a contratação do serviço de alimentação na sua empresa

Para investir no serviço de alimentação ideal da empresa, é preciso ficar de olho em alguns aspectos

Investir em um serviço de alimentação no local de trabalho é um diferencial e tanto para as empresas. Afinal, ao oferecer um restaurante interno para os colaboradores, os gestores podem obter diversos benefícios.

Entre as vantagens do restaurante corporativo, estão a maior produtividade e rendimento da equipe, o aumento da satisfação com o ambiente de trabalho, a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores, a atração e retenção de talentos, a integração de todos e o ganho de imagem para a organização.

No entanto, ao mesmo tempo em que a contratação de um restaurante corporativo traz esses inúmeros pontos positivos, ela também exige certos cuidados para garantir a qualidade e eficiência do serviço

Leia também: Por que investir no restaurante corporativo vai trazer ótimos resultados? Saiba aqui

Riscos da contratação de empresas de alimentação

Imagine só contratar uma empresa terceirizada para oferecer o serviço de alimentação corporativa e não ter uma boa refeição, ingredientes de qualidade, cardápio variado e que fornece uma dieta balanceada e nutritiva.

Ou ainda pior: no restaurante corporativo, os colaboradores enfrentarem um ambiente incômodo, apertado, sem ventilação, com problemas de limpeza, entre outros itens desagradáveis que podem acontecer.

São riscos que os gestores correm ao adquirir os serviços de alimentação de fornecedores desconhecidos, sem experiência ou com custo muito abaixo do mercado. Nestes casos, o barato pode sair caro de verdade.

É preciso desconfiar desses valores bem reduzidos em relação aos praticados tradicionalmente. E, na hora de fechar um contrato, deve-se ter muita atenção.

Preocupação com a saúde dos colaboradores

Vale destacar também que um restaurante corporativo nas mãos de profissionais e empresas sem qualificação para a elaboração de refeições pode arriscar até a saúde de seus colaboradores. 

Imagine só, se forem usados ingredientes fora do prazo de validade, alimentos contaminados, saladas e legumes mal lavados, o que pode ocorrer? É capaz de que os trabalhadores da sua organização tenham um mal-estar ou até uma intoxicação alimentar. O que é muito grave.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a intoxicação alimentar mata mais de 350 mil pessoas por ano. Então, o colaborador pode até correr risco de morte.

E, além do funcionário ficar internado e perder dias de trabalho, causando impacto na produtividade do negócio, a empresa ainda deve arcar com despesas médicas e pode sofrer com multas, processos trabalhistas e responder por acidente de trabalho. 

Inclusive, já há prerrogativas de entendimento de intoxicação alimentar como acidente de trabalho. O artigo 19 da Lei nº 8.213, de 24 de Julho de 1991, diz o seguinte: 

“Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

Ou seja, o que era para ser um ganho para a gestão da empresa, acaba se tornando uma dor de cabeça, com grandes perdas financeiras.

Como contratar o melhor serviço de alimentação corporativa

Para evitar qualquer tipo de transtorno e preocupação associado a um serviço de má qualidade, vamos apresentar dicas essenciais a serem levadas em conta no momento de contratação da empresa de alimentação. 

Leia também: Como a empresa de alimentação coletiva aumenta a satisfação da sua equipe

Vamos lá:

1. Verificar o histórico da empresa de alimentação

Em primeiro lugar, vale pesquisar informações sobre a empresa no próprio site, redes sociais, serviços de reclamação e conferir a experiência, tempo de mercado e as impressões sobre a prestação de serviço.

2. Analisar a reputação

O próximo passo vai mais a fundo na avaliação do negócio, checando a credibilidade e a reputação do serviço de alimentação no mercado. Duas ações possíveis aqui são analisar a veracidade das referências e conversar com outros clientes e instituições já atendidos.

Com o máximo de informações disponíveis, aumenta-se a confiança para a contratação de determinado fornecedor.

3. Conferir registros e certificados 

Para que a empresa de alimentação esteja apta a implementar um restaurante corporativo no seu negócio, é importante ter registros e licenças referentes à prestação desse tipo de serviço, assim como possuir certificados de qualidade, garantindo altos níveis de serviços.

4. Garantir a capacidade de atendimento

Não adianta o serviço de alimentação ser uma maravilha, mas só dar conta de uma empresa com 20 funcionários, por exemplo. Assim, se o seu negócio se expandir ou tiver mais colaboradores, vai ficar na mão. 

Portanto, é essencial verificar a capacidade de atendimento, o número de funcionários, a área geográfica de atendimento, se a empresa realiza reformas na infraestrutura, se conta com uma boa administração do restaurante, entre outros.

Saiba mais: Restaurante corporativo: como se adaptar ao novo normal

5. Treinamento dos profissionais 

Um restaurante corporativo conta com diversos tipos de profissionais, desde cozinheiros, garçons, funcionários do caixa, de compras de alimentos, da limpeza e até nutricionistas para o acompanhamento adequado da dieta. Se a prestadora ainda desenvolver ou modernizar estruturas, deve contar ainda com engenheiros e arquitetos.

Então, veja se todos recebem o treinamento e a capacitação corretos para garantir o melhor serviço de alimentação e refeição na sua empresa, além de um ambiente confortável de olho no bem-estar dos seus colaboradores.

6. Analisar as opções do cardápio

Uma boa variedade no cardápio é fundamental para que os colaboradores tenham alternativas para todos os gostos, estilos de dieta e com os nutrientes necessários para recarregar as energias da equipe.

Dessa maneira, procure saber quais são os alimentos oferecidos pela empresa prestadora de serviços, qual a quantidade de opções em cada refeição, se há diversidade de proteínas, carboidratos, saladas e legumes, se tem sobremesas e frutas.

7. Ter atenção com a procedência dos alimentos

Como falamos acima, as intoxicações alimentares são comuns e apresentam um grande risco para os restaurantes corporativos. Portanto, é preciso verificar bem a procedência dos alimentos oferecidos pela empresa contratada para evitar contaminações.

Neste caso, vale investigar a qualidade dos produtos, a logística e o refrigeramento até chegar ao restaurante, o armazenamento dentro do estabelecimento, entre outros requisitos.

Saiba mais: Qualidade de vida no trabalho: 9 ações que você precisa investir

Conheça a Resolv

Para garantir o melhor serviço de alimentação corporativa do mercado, conte com um parceiro confiável, especializado, experiente e de credibilidade.

Com mais de 20 anos de experiência, a Revolv atua com os serviços de Facilities (higienização e desinfecção de ambientes), Segurança (proteção inteligente) e Alimentação (restaurantes corporativos).

Com a nossa solução de alimentação, desenvolvemos projetos personalizados de acordo com as suas demandas e que caibam dentro do seu orçamento. 

Prestamos atenção especial às refeições oferecidas na sua empresa, com garantia de qualidade, um cardápio com opções saudáveis e saborosas, com ótima apresentação e acompanhamento de nutricionistas.

Também criamos ambientes confortáveis e modernos para acolher os colaboradores com soluções eficientes de arquitetura e modernização de espaços.

Garanta uma empresa referência no assunto para cuidar da alimentação dos seus colaboradores. Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e peça um orçamento.

Por que investir no restaurante corporativo vai trazer ótimos resultados? Saiba aqui
Sabe quais são os benefícios de implementar um restaurante corporativo? Confira!
Saiba mais
Como a empresa de alimentação coletiva aumenta a satisfação da sua equipe
Não sabe como aumentar a motivação e a satisfação dos seus profissionais?
Saiba mais
Como a alimentação no local de trabalho promove a qualidade de vida nas empresas
Como oferecer uma alimentação no local do trabalho balanceada para garantir a produtividade
Saiba mais