Por que investir no restaurante corporativo vai trazer ótimos resultados? Saiba aqui

Sabe quais são os benefícios de implementar um restaurante corporativo? Confira!

Como andam as refeições da equipe no ambiente de trabalho? Você sabe se os funcionários se alimentam de forma adequada, se tornando mais aptos para exercer suas funções com produtividade e melhor rendimento? Responder estas questões pode ser muito mais fácil com a implementação de um restaurante corporativo.

Afinal, com um restaurante dentro da empresa, é possível melhorar o cuidado com os alimentos que são oferecidos, seja no modelo self-service, com pratos prontos ou outro. 

Então, o resultado é a promoção de uma dieta equilibrada, rica em nutrientes necessários para a atividade profissional e acompanhada por um nutricionista.

Da mesma forma, os gestores podem ter maior controle sobre diversos pontos e processos dos restaurantes corporativos, como por exemplo:

  • Assegurar que os alimentos são adequados para o consumo dos colaboradores;
  • Monitorar as condições higiênicas e sanitárias das instalações;
  • Fornecer um espaço físico apropriado e confortável para receber os funcionários para as refeições.

Principais vantagens do restaurante corporativo

Como já deu para notar, o restaurante interno na empresa é responsável por uma melhor alimentação no local de trabalho, garantindo maior qualidade de vida e satisfação dos colaboradores, assim como aumento da produtividade e do rendimento. Mas não são só esses os benefícios.

Confira mais pontos positivos a seguir:

  • Melhora do clima organizacional; 
  • Integração dos funcionários, com o relacionamento no horário de refeição, aumentando a sinergia da equipe;
  • Diminuição do turnover e maior retenção de talentos, pois o serviço de alimentação corporativa é visto como um diferencial;
  • Colaboradores mais saudáveis, reduzindo os problemas de saúde e, consequentemente, as licenças médicas e o absenteísmo;
  • Mais comodidade, rapidez e facilidade de deslocamento, bem como otimização do tempo com um restaurante interno. Assim, os colaboradores podem aproveitar melhor o tempo do almoço;
  • Economia de recursos, já que é possível diminuir as ausências e faltas na empresa e reduzir a rotatividade da equipe, gerando menos custos para os gestores;
  • Ganho de imagem perante os funcionários, os clientes e o mercado por ser uma empresa preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida da equipe. 

Leia também: Como a empresa de alimentação coletiva aumenta a satisfação da sua equipe

Quais tipos de empresas podem contar com restaurantes corporativos?

Os restaurantes no local de trabalho são capazes de fornecer inúmeros benefícios. Então, provavelmente, você deve estar se perguntando se os serviços de alimentação podem ser aplicados na sua empresa também.

Em geral, os restaurantes precisam de um local destinado para uma cozinha industrial e uma área de mesas e/ou balcões para os funcionários. Desse modo, é possível elaborar as refeições e servir os colaboradores.

Ou seja, normalmente, são empresas como: 

  • Indústrias;
  • Hospitais;
  • Escritórios comerciais;
  • Empresas de call center;
  • Escolas e universidades;
  • Condomínios logísticos;
  • Entre outros.

Como investir no serviço de alimentação corporativa?

Com todas as dicas e vantagens apresentadas até aqui, você já viu que vale e muito a pena investir no restaurante corporativo. Por isso, veja mais alguns pontos importantes que você deve levar em consideração para implantar o serviço:

Empresas localizadas em regiões afastadas

Fica claro que ter um restaurante interno minimiza os deslocamentos dos funcionários na hora do almoço, lanche ou jantar.

Este ponto pesa bastante para empresas que ficam em regiões afastadas de centros comerciais, já que os funcionários não precisam correr para fazer sua refeição, podendo até perder o horário correto de retorno ao trabalho. 

Também há o caso de empresas localizadas em áreas próximas de restaurantes muito caros, que geram um alto custo de vale refeição. Ou seja, a alimentação interna é uma ótima solução.

Cumprimento de regras

Como falamos em outro tópico, as empresas de todos os portes e segmentos podem instalar restaurantes corporativos. Mas existe uma obrigatoriedade para companhias que possuem mais de 300 profissionais.

Neste caso, a alimentação no local de trabalho precisa ser feita inclusive com o auxílio de nutricionista. Então, os gestores devem se preparar para colocar o restaurante interno para funcionar.

Alimentação saudável

Uma refeição equilibrada ajuda a garantir maior produtividade, eficiência, engajamento e qualidade de vida no trabalho. Com o restaurante corporativo, as empresas podem promover tudo isso por meio da atuação de nutricionistas e cozinheiros dedicados.

Espaços de integração e descontração

Com um espaço destinado para o restaurante corporativo, os gestores podem criar muito mais do que um local de refeição. Isso porque a área pode servir para um café ou lanches rápidos, seja pela manhã ou pela tarde, promovendo um lugar de integração, descontração e de renovação de energia.

Refeições especiais

Com uma empresa de alimentação coletiva, é possível oferecer diferentes experiências e cardápios gastronômicos para a equipe, bem como disponibilizar almoços temáticos de acordo com datas comemorativas, como Páscoa, Festa Junina e Natal.

Saiba mais: Restaurante corporativo: como se adaptar ao novo normal

Custos para implantar o restaurante corporativo

Normalmente, a empresa já precisa fornecer algum tipo de benefício para a alimentação dos colaboradores, seja um vale refeição, refeitório ou restaurante. 

No caso do restaurante corporativo, é possível ter maior controle de todos os aspectos das refeições, garantir o conforto dos colaboradores e economizar em relação ao pagamento de benefícios, já que você pode destinar esse valor para criar melhorias nos espaços para as refeições dos colaboradores.

Apoio de uma empresa especializada

Um parceiro terceirizado ajuda com o desenvolvimento de infraestrutura e equipe própria, reduzindo o custo de instalação e tendo profissionais especializados para a atuação no restaurante. Assim, você não precisa se preocupar com nada, já que a empresa cuida da alimentação dos seus funcionários para você.

Conheça a Resolv

Com mais de 20 anos no mercado, a Resolv atua com serviços de facilities (higienização e desinfecção de ambientes), segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos). 

Elaboramos projetos personalizados de restaurante corporativo de acordo com seu orçamento, gerando o melhor custo-benefício. 

Para isso, criamos ambientes confortáveis e modernos para atender bem os seus colaboradores e oferecer uma alimentação saudável, com acompanhamento nutricional. Tudo para garantir maior produtividade e satisfação da sua equipe.

Ficou interessado no nosso serviço de alimentação? Entre em contato agora mesmo conosco!

Como a empresa de alimentação coletiva aumenta a satisfação da sua equipe
Não sabe como aumentar a motivação e a satisfação dos seus profissionais?
Saiba mais
Como a alimentação no local de trabalho promove a qualidade de vida nas empresas
Como oferecer uma alimentação no local do trabalho balanceada para garantir a produtividade
Saiba mais
Higienização hospitalar: quais são os principais tipos e vantagens
Ao executar os serviços de higienização hospitalar, é preciso conhecer os tipos e procedimentos.
Saiba mais