Empresas de refeições coletivas: conheça as principais responsabilidades

Quer adotar um restaurante corporativo na sua empresa? Veja as principais responsabilidades!

Para oferecer um restaurante corporativo dentro do ambiente de trabalho para os colaboradores, uma ótima opção é a contratação de empresas de refeições coletivas. Afinal, com conhecimento, experiência e especialização na área, estes parceiros podem fornecer um serviço completo.

Tais serviços incluem o planejamento do espaço e do ambiente do restaurante, compra de alimentos, elaboração dos pratos, acompanhamento nutricional, cuidados de higiene, gestão do estabelecimento e atendimento ao público, que, no caso, são os funcionários das organizações.

Leia também: Como a alimentação no local de trabalho promove a qualidade de vida nas empresas

Qual a importância das empresas de refeições coletivas?

Como vimos, manter um restaurante dentro da empresa não é uma tarefa fácil e uma gestão inadequada pode resultar em desorganização, prejuízos e até insatisfação dos trabalhadores.

Neste contexto, fica fácil enxergar todas as vantagens das empresas de refeições coletivas. Uma vez que os gestores não precisam se preocupar com todo esse planejamento, logística e controle do restaurante no local de trabalho, ficando focados no core business.

Além disso, outros benefícios para a gestão das empresas são:

  • Redução dos custos operacionais para cuidar do restaurante;
  • Garantia de uma estrutura moderna e confortável para os colaboradores;
  • Treinamento e capacitação da equipe que vai trabalhar no restaurante;
  • Maior qualidade e eficiência nos serviços de alimentação fornecidos;
  • Aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores;
  • Atração e retenção de talentos.

7 responsabilidades das empresas de refeições coletivas

No entanto, para atingir todos esses impactos positivos, as empresas de refeições coletivas devem cumprir com uma série de requisitos para garantir a higiene e segurança do restaurante, manter o nível de qualidade do serviço e evitar problemas com relação à fiscalização.

Então, o parceiro responsável por fornecer toda a estrutura e gestão do restaurante corporativo deve atender a certas obrigações. Por isso, veja as responsabilidades na produção e no oferecimento da alimentação no local de trabalho:

1. Gestão e controle de produtos

Para não enfrentar a falta de alimentos no restaurante ou perder produtos por passar do prazo de vencimento, é preciso ter um controle eficiente do estoque.

Neste caso, as empresas de refeições coletivas devem garantir o registro diário de entradas e saídas de mercadorias. Assim, é possível verificar detalhadamente a data de recebimento e retirada do produto, o prazo de validade e a quantidade de itens armazenados, além do fornecedor e do custo.

Saiba mais: Por que investir no restaurante corporativo vai trazer ótimos resultados? Saiba aqui

2. Seleção e capacitação dos profissionais

O restaurante corporativo conta com diversas funções e diferentes perfis de profissionais são exigidos para executar todas as atividades, como cozinheiros, ajudantes, atendentes, equipe de limpeza, nutricionista e outros. 

E nem todos possuem o conhecimento completo e preparo técnico sobre sua atuação. Dessa maneira, o investimento na seleção de bons funcionários e na capacitação deles é essencial. 

Sem contar que, na maioria das vezes, cada estabelecimento tem seus procedimentos específicos e deve-se treinar os colaboradores para atender a essas necessidades.

3. Higienização do restaurante corporativo

A higienização é um pré-requisito em todos os ambientes corporativos, ainda mais em tempos de coronavírus, exigindo cuidado redobrado nos processos de desinfecção. Quando se fala em restaurantes e alimentação, então, os padrões de qualidade devem ser os mais altos possíveis.

Afinal, é preciso garantir a segurança alimentar, evitando riscos de intoxicação. Ou seja, as empresas de refeições coletivas devem adotar regras rígidas para manipulação, preparação, armazenamento e transporte de alimentos.

4. Relacionamento com o cliente

O atendimento de qualidade e um relacionamento harmonioso com o cliente são fundamentais para garantir sua satisfação. No caso do restaurante corporativo, os consumidores são os próprios colaboradores da empresa. 

Então, é importante ter um ambiente acolhedor e confortável, que promova um momento de descanso para esses colaboradores. Além disso, a equipe do restaurante deve realizar um atendimento adequado, com empatia e atenção, assegurando que a pausa seja proveitosa e prepare o profissional para a volta ao trabalho.

Leia também: Qualidade de vida no trabalho: 9 ações que você precisa investir

5. Sistema de gestão

Diversos tipos de empresas usam tecnologias de gestão para facilitar o controle e a organização interna. Com os restaurantes, não é diferente e as empresas de refeições coletivas podem se beneficiar do uso de um sistema específico.

Assim, é possível registrar processos, fazer pedidos, controlar os pagamentos dos clientes, identificar desperdícios, auxiliar nas operações e ainda gerar relatórios. Com isso, os restaurantes conseguem otimizar sempre os serviços, economizar e evitar problemas de estoque, por exemplo.

6. Segurança do trabalho

Outra responsabilidade e preocupação dos gestores de restaurantes é a segurança da equipe. Afinal, existem riscos de acidentes de trabalho, com o manuseio de utensílios perfurocortantes, como facas, e perigosos, como gás de cozinha e óleo quente.

Neste sentido, vale a pena dar treinamentos periódicos aos funcionários sobre as questões relacionadas à segurança do trabalho, evitando que ocorram acidentes e outros problemas inesperados.

7. Integração e atualização da equipe

Por fim, as empresas de refeições coletivas devem desenvolver o espírito de equipe e a integração dos profissionais. Dessa forma, é possível prestar um trabalho mais efetivo.

Além disso, os gestores dos restaurantes devem buscar cursos e atualizações sobre tendências para os estabelecimentos, novos processos, técnicas e mudanças na legislação.

Leia também: 7 cuidados para a contratação do serviço de alimentação na sua empresa

Como a Resolv pode te ajudar

Neste cenário, vimos a importância de escolher uma empresa de alimentação confiável, com conhecimento, experiência e especialização no assunto. A Resolv pode atender às necessidades da sua organização, cumprindo com todas as responsabilidades citadas.

Com mais de 20 anos de experiência, atuamos com os serviços de Facilities (higienização e desinfecção de ambientes), Segurança (proteção inteligente) e Alimentação (restaurantes corporativos).

Com a solução de alimentação, desenvolvemos projetos personalizados de acordo com a sua realidade, criando ambientes confortáveis e modernos, oferecendo refeições de qualidade, com opções saudáveis, saborosas e apoio de nutricionistas.

Confira nossos benefícios:

  • Redução de custos
  • Agilidade na sua empresa
  • Totem digital para registro das opiniões
  • Indicadores de Performance em sintonia com cliente
  • Relatórios de procedimentos semanais
  • Acompanhamento nutricional

Tenha o melhor serviço de alimentação na sua empresa e entre em contato agora mesmo com nossos especialistas.

Alimentação nas empresas: 3 detalhes importantes que ninguém conta
A alimentação nas empresas é uma prática que vem merecendo cada vez mais atenção.
Saiba mais
Restaurante na empresa: entenda a importância de investir em alimentos naturais
Saiba como o restaurante na empresa aumenta a produtividade oferecendo alimentos naturais.
Saiba mais
Alimentação saudável no ambiente de trabalho: como fazer o acompanhamento
Para uma refeição saudável no trabalho, os restaurantes corporativos devem ir além de opções sadias
Saiba mais