Como a empresa de alimentação coletiva aumenta a satisfação da sua equipe

Não sabe como aumentar a motivação e a satisfação dos seus profissionais?

A satisfação dos colaboradores é um dos principais objetivos dos gestores para obter maior produtividade, garantir a retenção de talentos e aumentar os resultados do negócio. Neste sentido, investir em melhores refeições para a equipe é uma boa estratégia e uma empresa de alimentação coletiva pode ajudar.

Afinal, o restaurante corporativo gerenciado por uma empresa especializada é responsável por oferecer refeições saudáveis e balanceadas aos funcionários. O que proporciona uma melhoria na qualidade de vida e de trabalho. 

Consequentemente, é possível construir um ambiente de maior satisfação com o trabalho e o envolvimento com a empresa. Com isso, as organizações conseguem diversos benefícios junto à equipe, como por exemplo:

  • Aumento do engajamento, motivação e comprometimento;
  • Garantia de maior produtividade;
  • Diminuição na rotatividade dos funcionários;
  • Melhora no relacionamento interno e clima organizacional;
  • Desenvolvimento de um ambiente com maior colaboração e comunicação;
  • Maior atração e manutenção de talentos.

Para atingir todos estes resultados, vamos mostrar como monitorar a satisfação dos funcionários, como uma empresa de alimentação coletiva pode auxiliar e quais os erros nos restaurantes corporativos que prejudicam o índice de satisfação.

Cenário atual da satisfação dos colaboradores nas empresas

Segundo a pesquisa realizada pela Etalent em parceira com a Catho, só 39% dos brasileiros se dizem felizes com sua atual ocupação. Ainda conforme o estudo, o grau de satisfação no trabalho atingiu 61,3 pontos em uma escala de 0 a 100. Ou seja, ainda há muito o que evoluir.

No entanto, existem boas perspectivas e possibilidades para as organizações que têm interesse em melhorar este aspecto junto aos seus funcionários. 

De acordo com estudo da Harvard Business Review, as empresas que investem em boas práticas de gestão de pessoas, como por exemplo ao oferecer um restaurante corporativo, possuem desempenho até 51% superior às concorrentes.

E tem mais: 83% dos colaboradores pretendem continuar no seu trabalho, revela o levantamento da Access. Logo, basta realizar ações para melhorar a satisfação e promover uma melhora do clima organizacional para manter sua equipe.

Como melhorar a satisfação no trabalho

A partir deste contexto apresentado, fica claro que as organizações precisam empregar medidas e benefícios em prol da felicidade e satisfação dos colaboradores. Algumas boas práticas são:

  • Definir metas claras e possíveis de serem atingidas;
  • Ouvir o que os colaboradores têm a dizer;
  • Dar feedbacks regulares pelo desempenho;
  • Ter missão, visão e valores que inspirem;
  • Dar autonomia e confiar na equipe;
  • Valorizar os funcionários;
  • Incentivar o sentimento de pertencimento e comprometimento;
  • Entre outros.

Além disso, é importante que a organização ofereça alguns benefícios, como um restaurante corporativo, apoiado por  uma empresa de alimentação coletiva.

Imagine só ter no seu negócio um ambiente acolhedor, confortável e moderno para receber os funcionários nos almoços e jantares, além de contar com opções saudáveis e saborosas no cardápio.

Certamente, isso vai gerar maior motivação dos funcionários. Mas o que pode dar errado nesse processo? Alguns problemas no restaurante podem gerar insatisfação. 

Leia também: Como a alimentação no local de trabalho promove a qualidade de vida nas empresas

O que a empresa de alimentação coletiva pode fazer?

Uma empresa de alimentação coletiva é especializada em oferecer alimentos e desenvolver ambientes de qualidade. Para isso, alguns desafios precisam ser superados. Vamos ver as questões mais comuns e como resolvê-las!

Ausência de estrutura: se o restaurante não tiver a devida infraestrutura para abrigar os funcionários na hora da alimentação, seja por falta de mesas e instalações adequadas ou com um espaço apertado, isso obviamente vai gerar um incômodo.

Falta de um cardápio variado: não adianta apenas disponibilizar um espaço para refeições e pecar na qualidade da comida oferecida. É preciso adotar dietas restritivas, porções balanceadas de nutrientes, agregar frutas na rotina nutricional, ter acompanhamento especializado, entre outros itens.

Para solucionar todos estes tipos de ocorrências, nada melhor do que contar com uma empresa de alimentação coletiva para auxiliar na organização, planejamento e gerenciamento de todas as atividades relacionadas ao ambiente do restaurante.

Como analisar a satisfação dos funcionários com o restaurante

Além disso, a empresa de alimentação coletiva pode medir a satisfação dos colaboradores em relação às refeições e ao restaurante. Neste sentido, é possível realizar ações, como por exemplo:

  • Pesquisa de satisfação com notas de 1 a 10, questionando diversos itens como alimentos disponíveis, atendimento realizado, versatilidade das sobremesa etc.;
  • Totem de sugestões colocado em pontos estratégicos ou em forma de e-mail para colher opiniões dos colaboradores sobre o que tem faltado e/ou o que pode melhorar na estrutura do restaurante.

Com esses levantamentos, a parceira contratada pode manter a melhoria contínua dos serviços prestados, garantindo ainda mais qualidade.

Conte com a melhor empresa de alimentação coletiva

Para promover a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho, é preciso escolher um prestador de serviços de qualidade para atuar como a empresa de alimentação coletiva da sua organização.

Com mais de 20 anos de experiência, a Revolv atua no mercado de facilities (higienização e desinfecção de ambientes), segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos).

Com a nossa solução de alimentação, direcionamos todos os nossos esforços para proporcionar a melhor produtividade e satisfação dos seus colaboradores. Para isso, desenvolvemos projetos personalizados de arquitetura e modernização de acordo com sua necessidade e que caiba dentro do orçamento da sua empresa.

Oferecemos ambientes confortáveis e modernos para acolher os colaboradores e um cardápio com opções saudáveis e saborosas, com ótima apresentação e acompanhamento nutricional.

Somos o parceiro ideal para proporcionar serviços de excelência, agilidade no atendimento e redução de custos na sua organização. Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo!

Como a alimentação no local de trabalho promove a qualidade de vida nas empresas
Como oferecer uma alimentação no local do trabalho balanceada para garantir a produtividade
Saiba mais
5 principais medidas de segurança patrimonial hospitalar
Para garantir a segurança patrimonial hospitalar com eficiência, é preciso adotar boas práticas.
Saiba mais
Gerenciamento de resíduos hospitalares: como evitar erros no processo
O gerenciamento de resíduos hospitalares envolve muitas etapas e processos.
Saiba mais