Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação: 4 tópicos importantes

Contar com boas práticas de manipulação em serviços de alimentação é muito importante.

Quando lidamos com o ramo de restaurantes e demais serviços de cozinha, é importante termos boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, para que o alimento vá até o prato sem afetar negativamente o organismo das pessoas.

Essa deve ser uma das prioridades de quem atua nesse setor, e para ressaltar isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criou uma regulamentação para este fim, a Resolução RDC 216/2004.

Com isso, ela estabelece alguns parâmetros e normas, que buscam garantir o bem-estar das pessoas. Nela estão inclusas regras de higiene, que visam diminuir o desperdício de determinados produtos e também proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável.

Leia também: Pós-pandemia: como manter uma alimentação saudável nas empresas?

Algumas boas práticas

Para falarmos de boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, precisamos dividir essa questão em quatro partes: o local, a preparação dos alimentos, o transporte e o serviço.

Local de trabalho

Para garantir um bom serviço de alimentação, é necessário olhar para o lugar onde tudo será feito, que por sua vez deve seguir algumas rotinas.

A primeira é assegurar que ele vai se manter sempre limpo e organizado, com os pisos, paredes e teto devidamente preservados e sem nenhum tipo de rachadura, mofo, goteiras, etc.

Além disso, é vital proporcionar uma limpeza constante do local. Antes, durante e após o período de trabalho.

Por fim, é preciso que as caixas de gordura e de esgoto estejam fora do ambiente em que a comida está sendo preparada.

A higiene para manipular os alimentos

O segundo item de boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, diz respeito a higiene e a preparação propriamente dita, que começa com a limpeza das mãos, antes de sequer encostar em cada produto. Com isso feito, pode-se começar a manipular cada item.

Visando uma alimentação saudável no ambiente de trabalho, procure separar os alimentos crus dos que já foram cozidos, além de lavar todos os utensílios usados em cada processo.

É importante sempre evitar tossir ou espirrar enquanto estiver cozinhando, uma vez que é sabido que muitos microrganismos patogênicos se encontram na região da boca, do nariz e do ouvido.

Manter as unhas curtas, limpas e, de preferência, sem esmalte também é importante, afinal, elas são grandes acumuladoras de sujeiras.

Completando este tópico, é interessante retirar objetos de adorno, tais como brincos, anéis, colares, relógios, etc. Além de dificultar a higiene pessoal, eles podem cair e/ou enganchar nos alimentos e nos equipamentos.

Transporte do alimento preparado

Após terminar de cozinhar, as boas práticas de manipulação em serviços de alimentação também devem se estender para o transporte da cozinha para o local de consumo.

É importante colocar tudo o que precisa ser mudado de lugar em um ou mais vasilhames fechados e, se possível, é interessante identificar cada um, com seu nome, data de preparo e também com o seu prazo de validade.

Caso esse traslado demore muito tempo, busque caixas térmicas para o seu armazenamento.

Como servir o alimento

A alimentação no local de trabalho precisa ser bem-servida, para que todos recarreguem suas energias, mas neste momento também existem boas práticas de manipulação em serviços de alimentação.

Garantir a higienização e proteção dos balcões, estufas, buffets e demais elementos do local é primordial, para que estejam sempre limpos e prontos para uso.

É importante regular cada item, para que os alimentos quentes e frios se mantenham na temperatura adequada. É interessante também diminuir ao máximo o tempo entre o preparo e a disponibilização de cada comida.

Por fim, mas não menos importante, as mãos dos colaboradores responsáveis pela distribuição dos alimentos devem estar sempre limpas.

Para as melhores práticas, chame a Resolv

Como vimos, existem muitas boas práticas de manipulação em serviços de alimentação a serem seguidas, sempre com o objetivo de garantir o melhor serviço para o horário de almoço ou jantar.

A Resolv possui mais de 25 anos de atuação no mercado e possui profissionais capacitados para cuidar da sua cozinha, seguindo todas as normas e boas práticas necessárias.

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato e fale com um de nossos consultores.

Refeitórios em empresas: o que a lei diz sobre eles?
O que você precisa considerar no que diz respeito aos refeitórios em empresas? Veja os requisitos!
Saiba mais
Principais EPIs para restaurantes corporativos
As EPI para restaurante são muito importantes para a segurança dos funcionários.
Saiba mais
4 dicas de como montar um cardápio semanal para empresas
Separamos quatro importantes dicas de como montar um cardápio semanal para empresas.
Saiba mais