Alimentação saudável no ambiente de trabalho: como fazer o acompanhamento

Para uma refeição saudável no trabalho, os restaurantes corporativos devem ir além de opções sadias

Não é de hoje que os funcionários precisam realizar uma alimentação saudável no ambiente de trabalho. Isso faz bem não só para a saúde, como também para melhorar a qualidade de vida e aumentar seu desempenho. 

No entanto, não são só os profissionais que devem se preocupar com as refeições e as empresas precisam entrar de cabeça nesta missão para auxiliar a equipe a se alimentar melhor e de maneira mais salutar.

Uma das principais práticas neste sentido é por meio de restaurantes corporativos, que oferecem serviços de alimentação com inúmeras opções de refeições e acompanhamentos, e do desenvolvimento de programas nutricionais.

Ao aliar as duas medidas, os gestores têm maior controle sobre a qualidade dos ingredientes, da comida e do equilíbrio dos pratos, bem como sobre o cenário atual do diagnóstico nutricional dos funcionários. 

Assim, é possível inclusive montar orientações tanto para os profissionais seguirem na hora de se alimentarem, como para dar dicas aos restaurantes na montagem de cardápios mais nutritivos e saudáveis.

Leia também: Por que investir no restaurante corporativo vai trazer ótimos resultados? Saiba aqui

Importância da alimentação saudável no ambiente de trabalho

Como falamos, uma alimentação saudável tem aplicações infinitas para a realidade das pessoas. Isso porque, no trabalho, eleva seu rendimento, motivação e concentração. Já, na vida pessoal, pode ajudar no aumento da qualidade de vida, na melhoria do humor, do sono e da memória.

Então, esses impactos positivos atrelados ajudam a beneficiar o próprio negócio, que garante funcionários mais eficientes, comprometidos, de melhor performance, com maior satisfação e ainda reduz a rotatividade da equipe.

Em contrapartida, uma refeição sem o correto balanceamento das opções no prato, como excesso de carboidratos, falta de legumes e outros erros, pode render o efeito contrário, tanto na queda de desempenho, como em questões de saúde.

As consequências mais comuns no curto e médio prazo são cansaço, mau humor, falta de concentração, sonolência durante o dia e insônia à noite. Isso pode levar os profissionais também ao excesso de peso e adoecimento, com doenças como infecções, desenvolvimento de LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e DORT (Dores Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).

Vale destacar que, segundo a Organização Internacional do Trabalho, uma alimentação inadequada e pesada na empresa pode reduzir em até 20% a produtividade dos funcionários. 

4 ações para acompanhar a alimentação saudável no ambiente de trabalho

No entanto, não adianta apenas implementar políticas e programas para incentivar a alimentação saudável no ambiente de trabalho. Os gestores precisam fazer um monitoramento adequado, acompanhando se as práticas estão surtindo efeito e onde podem ser melhoradas.

Para isso, separamos as principais ações que a gestão pode tomar para avaliar se as refeições estão realmente mais sadias, além de verificar a qualidade do serviço de alimentação fornecido na empresa e o cardápio do restaurante. Vamos lá!

Análise do rendimento dos profissionais

Tenha indicadores de performance dos profissionais dentro da empresa e acompanhe sua evolução, seja por meio de gráficos, planilhas, objetivos atingidos, entre outros. Tais dados e informações ajudam na identificação de uma alimentação mais saudável ou da falta dela. 

Isso porque, como comentamos, os alimentos influenciam na capacidade de produção. Ou seja, na ausência de carboidratos como arroz e massas, que fornecem energia ao corpo, o funcionário pode se sentir indisposto e sem vontade para produzir. Já a falta de ferro, encontrado em carnes e vegetais mais escuros, pode provocar dificuldade de concentração.

Então, os indicadores de desempenho podem indicar essas quedas de produtividade atreladas à alimentação.

Consultas periódicas com nutricionistas

Claro que os gestores podem fazer observações e avaliações do desempenho da equipe na rotina, mas somente um profissional capacitado pode analisar o estado nutricional dos profissionais. Por isso, é importante que as empresas forneçam consultas com nutricionistas periodicamente.

Dessa forma, é possível promover orientações de hábitos alimentares mais saudáveis e até investigar problemas gerados por uma má refeição.

Vale a pena também oferecer palestras de conscientização para incentivar uma alimentação saudável no ambiente de trabalho e também em casa.

Saiba mais: Qualidade de vida no trabalho: 9 ações que você precisa investir

Avaliação das doenças dos funcionários

Diversas doenças podem ser iniciadas por uma alimentação desequilibrada, abaixo do nível nutricional e com falta de grupos de alimentos. Entre as mais comuns, estão obesidade, gastrite, colesterol alto, anemia, diabetes, pressão alta, entre outros.

A identificação dessas doenças pode auxiliar no acompanhamento da qualidade das refeições elaboradas e servidas pela empresa de alimentação. A partir daí, é possível realizar tratamentos para controlar os problemas e introduzir mudanças nos cardápios para reverter essas questões.

Acompanhamento do restaurante corporativo

Por fim, os gestores devem ficar de olho em todo o cenário apresentado em sua empresa e, então, avaliar o cardápio do serviço de alimentação. Com todas as informações em mãos, as opções servidas podem ser adaptadas e aprimoradas para promover uma alimentação saudável no ambiente de trabalho e a saúde dos profissionais.

Veja também: Empresas de refeições coletivas: conheça as principais responsabilidades

Como a Resolv pode ajudar a sua empresa

Quer incentivar a alimentação saudável no ambiente de trabalho? Tenha um parceiro especializado e experiente no assunto que vai trazer um cardápio equilibrado com boas opções de refeições para sua equipe.

A Resolv atua com o planejamento completo para disponibilizar um novo conceito de alimentação coletiva em sua empresa. Oferecemos um serviço diferenciado e personalizado que cabe dentro do orçamento do seu negócio, independentemente do ramo de atuação. 

Contamos com um cardápio variado, saudável e nutritivo para aumentar a produtividade e a satisfação da sua equipe. 

Nossa solução de alimentação também desenvolve projetos sob medida de arquitetura e modernização do restaurante, com a infraestrutura adequada e espaços confortáveis para que seu colaborador se sinta acolhido.

Em nossos restaurantes corporativos, as pessoas se servem à vontade com maior liberdade de escolha. Caso os colaboradores queiram, eles também podem adicionar mais opções para compor a sua refeição.

Entre em contato agora mesmo conosco e saiba mais!

Alimentação nas empresas: 3 detalhes importantes que ninguém conta
A alimentação nas empresas é uma prática que vem merecendo cada vez mais atenção.
Saiba mais
Restaurante na empresa: entenda a importância de investir em alimentos naturais
Saiba como o restaurante na empresa aumenta a produtividade oferecendo alimentos naturais.
Saiba mais
Como desenvolver alimentação saudável no ambiente de trabalho
Desenvolver uma alimentação saudável no trabalho é um dos principais objetivos das empresas.
Saiba mais