Como desenvolver alimentação saudável no ambiente de trabalho

Desenvolver uma alimentação saudável no trabalho é um dos principais objetivos das empresas.

Entre os principais desafios e objetivos das empresas, está aumentar a produtividade, a concentração e a motivação dos colaboradores. Para isso, se torna essencial promover uma alimentação saudável no ambiente de trabalho

Afinal, a partir dessas refeições, será possível contribuir e muito para a saúde e o bem-estar dos funcionários, além de melhorar os níveis de energia e força. E, com um cardápio variado e saboroso, a equipe volta dos horários de almoço e jantar revigorada e pronta para atuar com boa produtividade, o que garante também um aumento da satisfação dos profissionais com o serviço de alimentação oferecido pela organização.

Dessa forma, fica claro que uma alimentação saudável nos restaurantes corporativos é fundamental para assegurar maior eficiência no fluxo de trabalho. Também contribui para diminuir o risco de doenças e faltas dos colaboradores em razão de problemas de saúde.

Alimentação no ambiente de trabalho para melhorar a saúde

Nenhum gestor quer ter um alto índice de absenteísmo em sua empresa, principalmente se for decorrente de ausências por doenças ou atrasos por idas a consultas médicas e realização de exames.

Até porque, o principal patrimônio de um negócio é o capital humano e que deve ser valorizado e cuidado a fim de melhorar a saúde física e mental dos colaboradores.

Neste sentido, vale destacar que o Brasil é um dos países com maior índice de obesidade no mundo, segundo estudo da revista Lancet, com um quinto da população adulta obesa.

A obesidade, inclusive, pode acarretar diversos e sérios problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, apneia do sono, entre outros. E, no Brasil, este cenário é preocupante. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 30 milhões de brasileiros têm hipertensão arterial e 9 milhões são diabéticos. Além disso, por ano, ocorrem mais de 330 mil mortes por doenças cardiovasculares.

Para melhorar isso, é preciso combater as causas da obesidade, que envolvem maus hábitos alimentares, sedentarismo e fatores psicossociais, como ansiedade. Ou seja, por meio de uma alimentação saudável no ambiente de trabalho, é possível ajudar a controlar esta questão.

Mas não é só isso. A boa nutrição permite melhorar diversos outros aspectos relacionados à saúde e à qualidade de vida dos colaboradores, gerando impactos positivos para as rotinas dos trabalhadores nas empresas.

Principais benefícios da alimentação saudável no ambiente de trabalho

Além de diminuir o índice de obesidade da sua equipe e de minimizar os riscos de problemas associados, as empresas que investem em uma alimentação saudável no ambiente de trabalho podem gerar inúmeros benefícios na saúde, como por exemplo:

  • Auxílio na perda e manutenção do peso;
  • Aumento da concentração;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Maior qualidade do sono;
  • Preservação do bem-estar físico;
  • Melhora do humor;
  • Diminuição de problemas como ansiedade e nervosismo;
  • Prevenção contra radicais livres;
  • Maior disposição para atividades diárias;
  • Entre outros.

Leia também: Como a empresa de alimentação coletiva aumenta a satisfação da sua equipe

Como desenvolver a alimentação saudável no ambiente de trabalho

Para atingir todos esses resultados, as empresas devem desenvolver e promover um programa completo de refeições saudáveis. Assim, é possível criar ações de reeducação alimentar e hábitos saudáveis que garantirão mais saúde e mais produtividade aos colaboradores.

Por isso, veja como iniciar esse programa de alimentação balanceada e saudável, contando com o apoio do serviço de alimentação

Fazer o diagnóstico nutricional da equipe

O primeiro ponto aqui é conhecer o perfil de cada funcionário e entender o status de saúde pessoal. Para isso, é preciso saber algumas informações, como peso, altura, percentual de gordura, percentual de massa muscular, índice de massa corporal, presença de doenças crônicas, estado nutricional geral, alimentação diária, entre outros.

Montar orientações para os colaboradores

Depois de feita a avaliação completa, os nutricionistas responsáveis devem montar orientações para cada colaborador de acordo com seu estado atual e suas necessidades de alimentação para melhorar a saúde. 

É importante explicar sobre os grupos alimentares, como os energéticos (carboidratos), construtores (proteínas), reguladores (frutas e verduras) e energéticos extras (óleos, gorduras e açúcares), mostrando quais devem ser consumidos preferencialmente.

Inclusive, vale a pena conscientizar os funcionários quanto à importância de readequar a dieta a fim de ter maior qualidade de vida. Para isso, indique os alimentos e refeições adequados e informe sobre o tamanho das porções de comida, que não podem ser exageradas.

Criar um cardápio equilibrado no restaurante corporativo

Pensando em todo o grupo de trabalhadores, os restaurantes corporativos devem ter cardápios variados e equilibrados para atender às necessidades de todos. Afinal, alguns podem precisar ingerir mais carboidratos e outros, nem tanto.

Com auxílio do nutricionista, é possível intercalar as opções de carboidratos, por exemplo, com arroz num dia e macarrão em outro. O mesmo vale para as proteínas, com carne vermelha em um dia e carne branca em outro. Já, na questão de saladas, legumes e frutas, quanto maior a diversidade, melhor.

Por outro lado, nas frituras, é bom não estimular a alimentação descontrolada destes itens. Outra alternativa é fazer esses alimentos - que seriam fritos - de modo assado.

Saiba mais: Por que investir no restaurante corporativo vai trazer ótimos resultados? Saiba aqui

Monitorar a alimentação e a saúde

Os esforços não acabam na hora de preparar os cardápios dos colaboradores. Para que a alimentação saudável no ambiente de trabalho traga os efeitos realmente desejados, é preciso acompanhar a rotina de refeições e a saúde dos funcionários.

O recomendado é, uma vez por mês, ter uma reunião individual com a equipe, ver como as orientações foram seguidas, analisar o cenário e traçar uma nova estratégia de alimentação. Esse processo dura, normalmente, cerca de 6 meses para que os hábitos alimentares se solidifiquem e os colaboradores consigam melhorar sua saúde.

Conheça outros hábitos para alimentação saudável no ambiente de trabalho

Além de promover o programa de acompanhamento e a alimentação saudável para os colaboradores, assim como fornecer refeições mais equilibradas, é possível incentivar outros hábitos, como por exemplo:

Frutas: os restaurantes corporativos devem estimular o consumo de frutas, oferecendo uma boa variedade de itens. É possível também fornecer refeições no meio da manhã ou da tarde, contendo frutas.

Lanches saudáveis: outra boa prática para intervalos rápidos durante o dia dos colaboradores é o lanche natural, que evita industrializados e garante a alimentação saudável no ambiente de trabalho.

Sal e temperos: os serviços de alimentação também podem e devem diminuir o sal da comida, que pode causar pressão alta, e os temperos prontos, que são industrializados.

Bebidas: os restaurantes corporativos devem disponibilizar desde água e sucos até refrigerantes e bebidas diet. Mas é possível incentivar o maior consumo de água, que deve ser de 2,5 litros por dia, e de bebidas naturais.

Refeições: uma última orientação que as empresas podem passar aos colaboradores é a de não pular as refeições e fazer as 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar), seja em casa, na rua ou no trabalho. Isso porque a ausência de uma delas pode causar distúrbios na alimentação.

Leia também: 7 cuidados para a contratação do serviço de alimentação na sua empresa

Como a Resolv pode te ajudar

Para garantir a alimentação saudável no ambiente de trabalho da sua empresa, conte com um parceiro especializado em restaurantes corporativos. 

A Resolv possui um serviço diferenciado e personalizado que cabe dentro do orçamento do seu negócio, independentemente do ramo de atuação. Oferecemos um cardápio variado, saudável e nutritivo para aumentar a produtividade e a satisfação da sua equipe. 

Nossa solução de alimentação também desenvolve projetos sob medida de arquitetura e modernização do restaurante, garantindo ambientes confortáveis e modernos para acolher os colaboradores. 

Veja nossos diferenciais no serviço de alimentação:

  • Totem digital para registro das opiniões
  • Indicadores de Performance em sintonia com cliente
  • Relatórios de procedimentos semanais
  • Acompanhamento nutricional

Ficou interessado em conhecer melhor? Entre em contato agora mesmo conosco!

Restaurante na empresa: entenda a importância de investir em alimentos naturais
Saiba como o restaurante na empresa aumenta a produtividade oferecendo alimentos naturais.
Saiba mais
Alimentação saudável no ambiente de trabalho: como fazer o acompanhamento
Para uma refeição saudável no trabalho, os restaurantes corporativos devem ir além de opções sadias
Saiba mais
Empresas de refeições coletivas: conheça as principais responsabilidades
Quer adotar um restaurante corporativo na sua empresa? Veja as principais responsabilidades!
Saiba mais